Coluna

O fim do cinema, da publicidade e da realidade como conhecemos. Conheça a Sora

Reprodução
Mais do que um simples gerador de conteúdo, Sora representa uma ponte entre a criatividade humana e o entendimento computacional

Semanas atrás, ficamos extasiados com o mais novo lançamento da Apple: o óculos de realidade virtual Apple Vision Pro. Mas o que vem agora, na minha opinião, é muito, mas muito mais revolucionário a médio e longo prazo. Estou falando da Sora, um modelo avançado de texto para criar vídeos, projetado para entender e simular o mundo físico.

Sora tem a capacidade de criar vídeos de até um minuto, repletos de cenas complexas, personagens expressivos, movimentos detalhados, tudo seguindo as instruções dos usuários com precisão, através de prompts sem a necessidade de muita complexidade.

Prompt: Close extremo do olho de uma mulher de 24 anos piscando, parada em Marrakech durante a hora mágica, filme cinematográfico filmado em 70 mm, profundidade de campo, cores vivas, cinematográfico:

Prompt: a câmera gira em torno de uma grande pilha de televisores antigos, todos exibindo programas diferentes – filmes de ficção científica dos anos 1950, filmes de terror, notícias, estática, uma comédia dos anos 1970, etc., ambientados dentro de uma grande galeria de museu de Nova York.

Mais do que um simples gerador de conteúdo, Sora representa uma ponte entre a criatividade humana e o entendimento computacional, oferecendo possibilidades que vão transformar a forma como o cinema, a publicidade e a arte como um todo são conhecidos. Sora não é um brinquedo criativo como o DALL-E. Sora é um mecanismo de física baseado em dados. É uma simulação de muitos mundos reais ou fantasiosos. Este modelo não é apenas um instrumento de criação artística; é uma ferramenta poderosa para simulações e aprendizado, capaz de renderizar física intuitiva, raciocínio de longo prazo e fundação semântica, tudo por meio de matemática de eliminação de ruído.

Leia mais: Secretaria de Cultura de PG oferece aulas gratuitas de capoeira e ballet

O mais maluco de tudo é que, trocando em miúdos, o modelo não interpreta apenas o que o usuário pediu no prompt, mas também como essas coisas existem no mundo físico. Talvez estejamos chegando mais “próximo da Matrix” do que imaginamos, ou do que desejamos.

O fato é que em nosso mercado de comunicação, muita coisa vai mudar. Se ChatGPT, Dall-e e Midjourney já revolucionaram o dia a dia das agências e dos profissionais de marketing, agora com Sora a régua subiu muito, mas muito e muito rápido.

O profissional que não estiver apto a consumir com urgência essas ferramentas e as aplicar em sua rotina… vai ser consumido pelas IAs.

Por enquanto, Sora está disponível apenas para alguns usuários, os “red teamers”, alguns designers e cineastas escolhidos pela OpenAI.

Enquanto isso, podemos ficar com mais alguns exemplos magníficos dessa tecnologia.

Promtp: Vários mamutes peludos gigantes se aproximam caminhando por um prado nevado, seu longo pelo lanoso balança levemente ao vento enquanto caminham, árvores cobertas de neve e montanhas cobertas de neve dramáticas ao longe, luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto ao longe cria um brilho quente, a visão baixa da câmera é impressionante, capturando o grande mamífero peludo com uma bela fotografia e profundidade de campo.

 

Promtp: Um lindo vídeo caseiro mostrando o povo de Lagos, Nigéria, no ano de 2056. Filmado com a câmera de um celular.

Prompt: Um trailer de filme apresentando as aventuras do homem do espaço de 30 anos usando um capacete de motocicleta tricotado de lã vermelha, céu azul, deserto de sal, estilo cinematográfico, filmado em filme 35mm, cores vivas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no marketing com inteligência artificial? Acompanhe aqui no LinkedIN e siga meu Instagram @guilherme.diasg


Guilherme Dias

Guilherme Dias

Guilherme Dias é publicitário especialista em Marketing Digital e Networking Profissional. É fundador da Bons de Briga Digital School e da Agência Bons de Briga Marketing de Performance, Diretor de Marketing da ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa) e Diretor Consultor do BNI Rocket Campos Gerais

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone