Os 270 alunos matriculados na Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte e a equipe de profissionais que trabalha na unidade passaram a contar com um ambiente mais bonito, mais confortável e com mais recursos, desde que as obras de ampliação e de revitalização foram concluídas. A cerimônia de inauguração e entrega da obra foi realizada na sexta-feira (24), em Castro, e contou com muita emoção e com o protagonismo de alunos e de professores, que fazem diariamente da escola, um ambiente de aprendizado e de transformação.
Além da condução encantadora do cerimonial, feita pelos alunos Ester e Bernardo, o evento também contou com a participação dos alunos do 4º ano A, que apresentaram o Hino de Castro, com a apresentação de alunos e da professora Somália, do Grupo de Dança Escolar Mariana e projeto Acolher e com a apresentação feita pela coordenadora pedagógica, Ariane Schislowiscz, diretora, Vivian Katzenwadel de Oliveira e professora Janete, da música Bênçãos Que Não Tem Fim. Antes do descerramento da placa inaugural, todos os alunos da Escola se reuniram para cantar a música Felicidade.
Ao se pronunciar durante a cerimônia, a secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera afirmou que a Escola Mariana tem sido referência há muitos anos, quando o assunto é inclusão, e, lembrou que a obra entregue em 2023 levou dois anos para ser concluída, ressaltando a manutenção das aulas ao longo de todo esse período.
A diretora, Vivian Katzenwadel, destacou que a escola é muito acolhedora. Ela também citou o empenho de todos os profissionais que trabalham na unidade e dos que trabalharam na obra. Conforme a gestora, houve muito esforço de todos para a conclusão dos trabalhos e para que aulas fossem mantidas com qualidade. “Hoje estamos entregando para a comunidade, depois de muita luta, a obra da Escola Mariana. A obra começou em 2021, mas a luta para que ela ocorresse iniciou em 2018. Graças as nossas autoridades, deputado Moacyr, prefeito Álvaro e secretária Rejane, que sempre nos apoiaram para que a obra acontecesse, hoje podemos entregar essa obra lida, cujo objetivo sempre foi oferecer o melhor atendimento às nossas crianças”, destacou.
Katzenwadel lembrou que a qualidade do ensino depende de um ambiente acolhedor, tranquilo e saudável. “Tenho certeza que agora temos tudo isso”, finalizou a diretora.
Sobre a obra
A obra de ampliação e revitalização da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte recebeu investimentos de R$ 1.340,196,26. Na unidade foram construídas três novas salas ao lado do setor administrativo, uma para reuniões, uma para a direção e outra para a coordenação. Também foi feita uma biblioteca nova, uma sala de recursos e Educação Física, troca de piso e de portas, reforma da cobertura, e construção de uma passarela de acesso entre as salas e a quadra.
A escola foi fundada em 1964 como Grupo Escolar de Santa Cruz, e quatro anos depois recebeu o nome atual. Desde então atende às comunidades da Vila Santa Cruz, Vila Rosário, Poço Grande e alunos de algumas outras comunidades do interior da cidade.
Atualmente a escola conta com 19 professores, três estagiários, duas secretárias, duas preparadoras de alimentos, quatro funcionários da equipe da limpeza, uma coordenadora pedagógica e uma diretora. Possui 270 alunos matriculados no período diurno, oferta atendimento de duas Salas de Recurso Multifuncional, uma Classe Especial, treinos de futsal, mini vôlei, atletismo, bete-ombro, e, desenvolve trabalho com o Grupo de Dança Escolar. Na Escola Mariana também funciona o Pólo da documentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I.
Leia também: Confira as vagas de emprego para Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Palmeira nesta terça-feira (28)