SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Últimas

Obra de R$ 4,2 milhões para ampliar saneamento em Tibagi entra na reta final

Sanepar promove encontro com as famílias do bairro Beira Rio na quinta-feira (25), no Teatro Municipal.

Obra de R$ 4,2 milhões para ampliar saneamento em Tibagi entra na reta final
Foto: Divulgação
Publicidade

A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Tibagi avança para sua fase conclusiva. Com um investimento de R$ 4,205 milhões, o projeto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai possibilitar o acesso aos serviços de esgoto para 61 famílias do bairro Beira Rio.

Diante do avanço da obra, a Sanepar promove, nesta quinta-feira (25) uma reunião com os moradores da região beneficiada pelo empreendimento. O encontro será às 19h no Teatro Municipal e servirá, principalmente, para orientar a população sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto após a conclusão da obra.

A OBRA

O empreendimento engloba uma infraestrutura completa, incluindo a construção de mais de 1,3 quilômetros de rede coletora de esgoto, 61 ligações prediais, coletores e linhas de recalque. O investimento também serviu para ampliar e readequar duas estações elevatórias, e a construção de uma nova elevatória de esgoto, no bairro Beira Rio.

A obra está na reta final, na fase de instalações elétricas. A previsão da Sanepar, que retomou os trabalhos no ano passado após o descumprimento de contrato pela primeira ganhadora da licitação, é entregar o empreendimento até o fim de agosto.

“Nosso compromisso é entregar essa estrutura para que os moradores de Tibagi possam ter acesso ao esgoto coletado e tratado no menor tempo possível”, afirma o gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Sudeste, Joel Pires.

O gerente reforça que as ampliações na infraestrutura de esgoto contribuem para o destaque da cidade entre os municípios do Paraná e do Brasil com excelentes índices de saneamento. Tibagi, atualmente, conta com 100% de atendimento com água tratada e 92% de cobertura pelo esgotamento sanitário, ultrapassando antecipadamente as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê atendimento de 90% pelo sistema de esgoto até 2033.

ALERTA

Embora a tubulação da rede coletora já tenha sido instalada em frente às residências, a Sanepar alerta aos moradores do bairro Beira Rio para que aguardem a liberação formal da Sanepar para interligar a saída de esgoto dos imóveis à rede pública.

Para que o sistema funcione corretamente, as obras e instalações elétricas da estação elevatória Prainha precisam ser finalizadas. Esta elevatória é o equipamento responsável por bombear o esgoto da rede coletora até a estação de tratamento. Antes de sua conclusão, a rede ainda não possui o escoamento necessário e o esgoto pode extravasar nas vias públicas ou até mesmo retornar para dentro dos imóveis.

Interligar o imóvel antes da autorização formal gera graves transtornos ambientais e de saúde pública, causando mau cheiro e proliferação de insetos, configurando inclusive risco de crime ambiental. Assim que o sistema estiver pronto para operar, a Sanepar entregará um comunicado oficial por escrito em cada imóvel, autorizando a ligação.

ENCONTRO COM A COMUNIDADE

Para esclarecer todas as dúvidas e orientar a população, a Sanepar convida os moradores do bairro Beira Rio para uma reunião comunitária na próxima quinta-feira (25), às 19h, no Teatro Municipal.

A presença dos representantes das 61 famílias beneficiadas pelas obras em andamento é considerada indispensável. Essas famílias receberão o convite diretamente em suas casas.

Durante o evento, a comunidade geral receberá orientações detalhadas sobre o andamento da obra e instruções de como e quando fazer a interligação do imóvel da forma correta. Também serão abordados temas como o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto, as diretrizes do Código Estadual de Saúde, as tarifas praticadas pela Companhia e as regras para o cadastro no programa Água Solidária.

Com informações Assessoria

Leia também: Temperaturas ficam baixas nesta terça-feira em Ponta Grossa e região

Tags
Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →