A construção da Ponte de Guaratuba avançou significativamente nesta semana, com o início da execução da aduela de partida. Este componente estrutural é essencial para a superestrutura do trecho estaiado da ponte, que alcançou no mês de fevereiro um progresso de 44,2% nas obras. O investimento total do Governo do Estado para a realização dessa infraestrutura é de R$ 386,9 milhões.
Atualmente, os trabalhos envolvem a montagem de uma estrutura temporária destinada a suportar as formas de concreto durante o processo de cimbramento. Simultaneamente, está em andamento a construção da aduela de partida, uma peça fundamental que possibilita a construção de vãos sem a necessidade de escoramento. Detalhes do progresso podem ser visualizados em um vídeo divulgado pelo consórcio responsável pela obra.
A aduela desempenha um papel crucial na edificação de pontes, especialmente nas que utilizam o método de balanços sucessivos, como a Ponte de Guaratuba. Esta peça é progressivamente construída a partir de um ponto central, como um pilar ou apoio, expandindo-se para ambos os lados em um sistema equilibrado.
Na fase atual, a aduela de partida representa o primeiro segmento erguido, geralmente assentado sobre um pilar, funcionando como base para os segmentos subsequentes. Posteriormente, as aduelas típicas serão construídas no local utilizando carros de avanço especializados. Cada nova peça adiciona um avanço sucessivo de 5,50 metros à estrutura. Concomitantemente, as torres que suportarão os cabos estaiados também estão sendo elevadas.
Após a conclusão do trecho estaiado, este será interligado ao restante da ponte através da instalação de vigas longarinas, que serão lançadas por meio de gruas fixas. Serão utilizadas oito vigas por vão totalizando 160 vigas na obra.
Além dessas atividades, nos últimos meses houve progresso na execução das estacas do trecho pré-moldado, que não envolve a parte estaiada. Essa fase inclui cravação, escavação e concretagem, bem como a fabricação e lançamento das vigas longarinas que compõem a base da via. A concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado também foi finalizada.
Com relação à infraestrutura terrestre necessária para apoiar as obras, a Avenida Antônio dos Santos Miranda, que conecta ao ferryboat e ao bairro Caieiras em Guaratuba, encontra-se totalmente interditada desde segunda-feira (17). Essa medida visa facilitar os trabalhos de duplicação da via que integram as obras da Ponte de Guaratuba.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está colaborando com diversas autoridades locais, incluindo a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Guaratuba, para gerenciar o tráfego durante o período de interdição. Informações sobre desvios e rotas alternativas podem ser acessadas no site oficial.
Atualmente com 44,2% do projeto concluído e representando um investimento até agora de R$ 170.902.058,17 conforme os preços iniciais do cronograma físico-financeiro, a entrega da Ponte de Guaratuba está prevista para abril de 2026. Os interessados podem acompanhar o progresso das obras em tempo real através das câmeras disponíveis no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
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