Onça é encontrada morta após atropelamento na BR-376 em PG
Onça parda foi encontrada morta após atropelamento na BR-376 em Ponta Grossa. PRF e IAT atenderam a ocorrência nesta segunda-feira (18).

Uma onça parda foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (18) no acostamento da BR-376, em Ponta Grossa. O animal silvestre foi localizado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante patrulhamento de rotina no quilômetro 511 da rodovia, sentido Curitiba.
De acordo com a PRF, a suspeita é de que a onça tenha sido atropelada ao tentar atravessar a pista. A ocorrência mobilizou também o Instituto Água e Terra (IAT), que realizou o recolhimento do corpo para análises técnicas. O animal foi encaminhado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde passará por estudos.
O caso reforça a preocupação com o atropelamento de animais silvestres nas rodovias que cortam áreas de preservação ou de mata nativa. Segundo especialistas, cercas de arame farpado em propriedades rurais e o aumento do tráfego dificultam a travessia da fauna, resultando em acidentes que colocam em risco tanto os animais quanto os motoristas.
Veja as últimas notícias de Ponta Grossa e região
A BR-376 é um importante corredor de ligação entre o interior do Paraná e a capital Curitiba, registrando intenso fluxo de veículos pesados e de passeio diariamente. Por estar próxima de áreas de mata, a rodovia tem histórico de ocorrências envolvendo fauna silvestre, como tamanduás, capivaras e agora a onça parda.
Autoridades ambientais destacam que a conscientização dos motoristas e a adoção de medidas como passagens de fauna e sinalização adequada podem reduzir esse tipo de acidente. A morte do animal em Ponta Grossa serve como alerta sobre a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção da biodiversidade paranaense.
Leia também: Justiça condena torcedor do Corinthians por atirar cabeça de porco























