Operário entra em campo por uma causa especial fora dos gramados; entenda a ação
O Operário Ferroviário é um dos clubes parceiros da campanha “Doe Sangue Pelo Esporte”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em alusão ao Junho Vermelho. A ação teve início nesta segunda-feira (15) e busca incentivar torcedores, atletas e a comunidade a contribuírem com […]

O Operário Ferroviário é um dos clubes parceiros da campanha “Doe Sangue Pelo Esporte”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em alusão ao Junho Vermelho. A ação teve início nesta segunda-feira (15) e busca incentivar torcedores, atletas e a comunidade a contribuírem com os estoques de sangue no Estado.
Realizada anualmente em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), a campanha conta com a participação do Fantasma, atual campeão paranaense, além dos clubes da capital: Athletico, Coritiba e Paraná Clube.
Leia também: Operário aposta em ciência e inovação para fortalecer o futuro do esporte; entenda
A mobilização segue até o dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Durante o período da campanha, os voluntários que realizarem a doação no Hemepar Curitiba ou no Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner poderão informar que participam da ação, indicar o time do coração e concorrer ao sorteio de camisetas oficiais dos clubes parceiros e da Seleção Brasileira.
Esporte e solidariedade
Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, a união entre esporte e saúde reforça a importância da participação da população na doação de sangue. “Nada mais justo do que associar a saúde ao esporte. Atualmente, o Paraná executa o maior plano de cirurgias eletivas do País. Essa alta resolutividade demanda insumos constantemente. Mais do que nunca, a questão do sangue é sensível, importante e inegociável. Sangue é vida”, destacou.
O secretário também reforçou o chamado aos doadores durante o inverno, período em que tradicionalmente há redução nos estoques. “Quero conclamar todos os paranaenses, que nunca nos deixaram faltar apoio, a continuarem doando durante o inverno, período em que historicamente enfrentamos baixas nos estoques”, afirmou.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A diretora do Hemepar, Vivian Raksa, destacou que o objetivo é fazer com que a doação se torne um hábito frequente. “Precisamos que a população trate a doação como um ato frequente, inserindo essa ação tão nobre na rotina. A recomendação é que as doações sejam feitas pelo menos duas vezes ao ano, o que é fundamental para mantermos os estoques no quantitativo necessário para atender com segurança as demandas hospitalares”, explicou.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos completos. Para menores de idade, é necessária autorização e acompanhamento do responsável legal. Homens podem realizar até quatro doações por ano, respeitando intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre as coletas.
O doador deve pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, hidratado e descansado. Também é necessário apresentar documento oficial com foto.
Serviço
Hemepar Curitiba
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV;
Horário de coleta: 7h30 às 18h;
O Hemepar orienta o agendamento prévio para evitar filas e auxiliar no controle dos estoques.
Confira as últimas notícias sobre Esportes (Clique aqui).
Banco de Sangue – Hospital Erasto Gaertner
Endereço: Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas;
Horário de coleta: 9h às 16h30. Aos sábados, das 8h às 12h.
Informações: AEN























