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Pacientes alegam “descaso” em atendimento de UBS de Ponta Grossa

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Imagens: Google Maps
Pacientes relatam falhas na gestão de consultas e documentos na UBS Nilton Luis de Castro, no Tarobá; prefeitura ainda não se posicionou

Pacientes da UBS Nilton Luis de Castro, na Vila Tarobá, em Ponta Grossa, têm reclamado com frequência do atendimento oferecido pela unidade de saúde. O Portal BnT recebeu relatos com exclusividade e foi atrás de respostas para o caso. 

Uma mãe relatou com indignação a sua história. Ela diz que seu filho de quatro anos precisava de retorno em um otorrinolaringologista no prazo de 30 dias. Porém, houve problemas na solicitação da consulta. “Retornei lá pra arrumarem, pois eles não tinham visto que tinha sido negada a consulta por erro deles. A guia, então, foi liberada no dia 30 de outubro”, diz. 

O retorno do bebê foi marcado para o dia 04 de novembro, porém a mãe não foi avisada, e acabou perdendo a consulta do filho. “Entrei na lista de espera do Sisreg e o nome dele não estava mais na lista. Hoje pela manhã, fui até a UBS e disseram que a solicitação ainda estava pendente. Mas, no centro de especialidades, eles me avisaram que a consulta era ontem e que eu havia perdido”, diz. 

Imagem do WhatsApp de 2024-11-05 à(s) 11.14.19_3f670483 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-11-05 à(s) 11.14.19_3f670483
Reprodução Redes Sociais

A mãe contou ao portal BnT que um novo pedido deve ser feito e que o bebê volta para a lista de espera. Existem 205 pessoas na fila de espera geral para retorno em otorrinolaringologia, em última atualização no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). “Não sou só eu que reclamo, pois o povo já está cansado do descaso deles ali”, afirma. 

Uma outra paciente, que também prefere não se identificar, reclamou da UBS em relação à perda de uma guia. A mulher esteve em fila de espera por três meses para consulta com urologista e, quando chegou o momento da consulta, o documento não foi encontrado.

“Ninguém encontrava a tal guia. No computador, dizia que já havia sido imprimida, mas ninguém encontrava o documento. Por sorte, uma mulher conseguiu imprimir novamente para mim”, conta. Ela relata ainda que seu filho teria ficado dois anos em fila de espera para consulta com especialista e que devido a uma solicitação de documentos errados, o menino teve de retornar à fila. 

Posicionamentos

O Portal BnT entrou em contato com a UBS Nilton Luis de Castro para questionar um posicionamento sobre as reclamações, mas não obtivemos retorno. A prefeitura também foi acionada e estamos no aguardo das respostas. Assim que tivermos as respostas, a matéria será atualizada. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

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