O cenário de quem precisa de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana não está nada bonito, isso porque o local está lotado, inclusive com pessoas sentadas e deitadas no chão enquanto aguardam atendimento. Segundo informações que chegam ao BnT Online, são horas de espera para receber atendimento médico.
“Sei que já virou clichê, mas estou na UPA Santana meu filho que sofreu acidente de trânsito”
Informou a mãe de um dos pacientes, que já está a mais de oito horas aguardando atendimento médico
As denúncias são várias contra o tempo de atendimento na unidade, diante disso entramos em contato com os responsáveis pela UPA, que afirmaram que o local recebeu uma alta demanda na manhã de hoje (03) e por isso o tempo de espera estava maior que o normal. Além disso, eles ainda lembraram do sistema de prioridade da UPA, que tem o objetivo de facilitar o atendimento.
Confira a nota na íntegra
Em resposta ao Portal Boca no Trombone, a gestão da UPA Santana esclarece que nesta terça-feira (3) a unidade registrou um alto volume de pacientes que procuraram o local no período da manhã.
Até o momento, 148 pacientes passaram pela classificação de risco, a maior parte destes de casos não urgentes, que não têm prioridade no atendimento e acabam aguardando mais em detrimento dos casos mais graves.
Tendo em vista a situação, a direção da unidade escalou um médico extra para atendimento a partir das 13h00, totalizando 4 médicos para atendimento nos consultórios. Também está reorganizando as áreas de espera a fim de acomodar os pacientes e acompanhantes que aguardam no local.
O INDSH, entidade responsável pela administração da UPA, salienta que não houve falta de profissionais e que sempre mantém o quadro de médicos e enfermeiros previstos em contrato. Portanto, a situação relatado é consequência do alto volume de pacientes. Para ser ter ideia, são previstos 200 pacientes pacientes para o dia todo.
Por fim, é válido relembrar que a UPA é um serviço destinado ao atendimento de casos de urgência e emergência, como, por exemplo, crise respiratória, suspeita de infarto, ferimentos e lesões.
1 Comentário