Campos Gerais

Paixão de Cristo volta a ser encenada em paróquias da região

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/ac19dcfaefa357378d6b2ea257d952ab.jpeg

       A Sexta-Feira Santa (15) exige introspecção e oração de todo o cristão. Além do terno momento que deve ser a encenação da Via Sacra por 25 crianças, na Capela São Paulo Apóstolo, no bairro de Olarias, em Ponta Grossa, a partir das 18h30, pela Diocese outros fortes instantes serão vivenciados pelos paroquianos de diversas comunidades, que lembrarão o martírio e morte de Jesus em encenações da Via Dolorosa e teatros da Paixão, como os previstos nas paróquias Senhor Menino Deus, em Piraí do Sul, às 19 horas; Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, às 19h30, e, Santa Rita de Cássia, em Ponta Grossa, a partir das 20 horas.         

     Em Piraí do Sul, a encenação acontecerá ao lado da igreja São José. “Esse ano será ainda mais emocionante que em outros anos, já que voltamos a apresentar o teatro após dois anos sem realizá-lo devido a pandemia. Os atores e equipe estão muito empolgados em poder participar dessa apresentação”, comenta um dos organizadores, Bruno Moreira do Nascimento, citando que, ao todo, 50 pessoas estão envolvidas, entre atores, equipe técnica e equipe de apoio. O público esperado é de 1.500 pessoas, a se basear pelo registrado em anos anteriores. 

“É uma alegria voltar a viver esse momento na paróquia. Ele é uma tradição. Que todos consigam fazer uma experiência bonita, que não seja simplesmente um teatro, mas uma vivência, uma memória”, sugere Nascimento.

      O teatro retratando a Paixão de Cristo será encenado a partir das 19h30, na Praça da Família, em Telêmaco Borba. O grupo ‘Irmão sol, irmã Lua’, da Comunidade São Francisco de Assis, é responsável pelo teatro, promovido desde 2001 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. São 45 pessoas ao todo, divididos entre o elenco, figurinistas, leitores, músicos e técnicos de iluminação. Segundo Dimas Barbosa, o grupo começou em 2000, com a encenação do nascimento de Jesus, na novena de Natal.

 “Gostamos tanto de apresentar que resolvemos montar a Paixão do Senhor, em 2001, e, desde então, só deixamos de apresentar por dois anos, devido a pandemia. Sempre colocamos um trecho bíblico antes do início (do momento) da prisão de Jesus. O teatro tem textos da Sagrada Escritura casados com comentários sobre a Campanha da Fraternidade para evangelizar ainda mais as pessoas”, conta, garantindo que a expectativa é grande quanto a participação do público, depois de dois anos.

     A Paróquia Santa Rita de Cássia, de Ponta Grossa, apresenta o teatro da Paixão de Cristo, às 20 horas, na igreja matriz. Trata-se de uma mescla do mistério do sofrimento – à luz da Paixão de Cristo – com cenas da vida cotidiana de hoje, explica um dos integrantes, Leonardo Suarez.  A encenação, de acordo com ele, muda de ano para ano. “Não terá a crucificação este ano. Somente o açoitamento, que será feito de uma maneira um pouco diferente”, detalha. O momento da Paixão em si começa às 15 horas, com a celebração da Cruz, que segue até perto das 17 horas. O teatro inicia às 20 horas. “Será uma bela reflexão, ligando a Paixão de Cristo aos tempos atuais. Gostaria de convidar você e toda a sua família”, enfatiza Suarez.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)