A Prefeitura de Palmeira apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a ampliação da estrutura administrativa, passando de sete para 13 secretarias a partir de 2026. A proposta, segundo a secretária de Gestão Pública e Finanças, Carla Beatriz Turmina, busca responder diretamente às demandas apresentadas pela população.
“Nos primeiros meses de gestão, a gente observou que esse modelo não era muito eficiente. As mudanças decorrem da necessidade de promover maior especialização das funções administrativas, assegurando respostas mais ágeis e eficientes às demandas da população”, afirmou a secretária em entrevista ao BnT News.
Departamentos criados a partir das reivindicações populares
Entre as principais novidades estão setores voltados especificamente para causas apontadas pela sociedade. Carla destacou a criação do Departamento da Pessoa Idosa, que terá como missão desenvolver políticas para garantir dignidade, proteção e qualidade de vida aos moradores com mais de 60 anos.
Outro setor será o de Defesa da Mulher, voltado a ampliar políticas de valorização e proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Será um instrumento essencial para fortalecer medidas de apoio às mulheres, além de gerir o fundo municipal já em constituição”, destacou.
Leia mais notícias de Palmeira aqui
A causa animal, tema frequentemente solicitado pela população, também será contemplada. “Esse novo departamento de Bem-Estar e Proteção Animal é uma demanda muito solicitada. Estamos em fase de processamento de uma verba para a construção de um canil, que será um diferencial no trato com animais de rua e vítimas de maus-tratos”, disse Carla.
Impacto financeiro controlado
Apesar do aumento no número de secretarias e cargos, a secretária garantiu que o impacto no orçamento municipal será limitado. “No total, serão 30 novos cargos, sendo que 15 deles serão ocupados por servidores concursados. Vai ter um impacto, mas não tão significativo, porque estamos planejando trazer alguns serviços terceirizados para dentro da estrutura. Isso vai manter o equilíbrio das contas”, explicou.
Modernização e eficiência administrativa
Além dos novos departamentos, a prefeitura terá secretarias específicas para áreas como Planejamento e Urbanismo, Turismo, Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Esporte e Lazer. De acordo com Carla, a ideia é modernizar a administração municipal e garantir que a estrutura esteja preparada para os desafios atuais.
“Queremos uma gestão mais eficiente e alinhada aos novos desafios da gestão pública. Essa nova estrutura é resultado do que a sociedade tem reivindicado e vem ao encontro das necessidades reais da população”, concluiu a secretária.
A proposta agora será analisada pela Câmara Municipal, e caso aprovada, entra em vigor em 2026, reorganizando a administração pública de Palmeira e criando espaços voltados às principais demandas da comunidade.



Add Comment