Palmeira está inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo na última segunda-feira (28). A ferramenta reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor.
Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
[RELACIONADAS]De acordo com o relatório do Ministério do Turismo, os seis estabelecimentos de hospedagem registrados de Palmeira totalizaram 4.945 visitantes domésticos e 116 internacionais no período avaliado. Estes estabelecimentos geraram 27 empregos e arrecadaram R$197,3 mil em impostos federais.
Integrar o Mapa do Turismo é importante para que Palmeira possa ser beneficiada diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local.
A região dos Campos Gerais, na qual Palmeira está inserida, sofreu redução no número de municípios que fazem parte do Mapa, passando de 13 para nove integrantes. De acordo com Karen Kobilarz, assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais, isso se deve aos critérios de composição do Mapa estarem mais rigorosos, pois os municípios devem comprovar que têm conselho municipal de turismo ativo, plano de trabalho elaborado para os próximos doze meses e fazer parte da regionalização do turismo.
“Estar no Mapa é resultado do trabalho do dia a dia, é o reconhecimento da gestão municipal voltada para o turismo que acontece de forma constante”, relata Karen.