Completando 250 anos em 2024, a Igreja Matriz de Castro está sendo presenteada com um importante processo de restauro dos seus vitrais históricos.
Os serviços, que iniciaram no último no dia 04, tem à frente a equipe do artista Sérgio Prata Garcia, especializado em restauro de obras sacras e reconhecido pela sua habilidade e dedicação em preservar o patrimônio artístico. O investimento é de R$15 mil e o prazo para conclusão é de 60 dias. Nesta primeira fase do projeto está restaurando vitrais que apresentavam peças faltantes ou quebradas.
Este restauro é de extrema importância para a preservação das obras de arte e para a conservação do patrimônio da igreja, garantindo que sua beleza e história sejam mantidas para as futuras gerações, como atesta o pároco, padre Sandro José Brandt, que é especializado em Patrimônio Histórico Religioso na Itália.
“A história de um povo, especialmente nessa região, a história religiosa se confunde com a história do surgimento dos povoados. Castro nasceu no em torno dessa paróquia, que data de 1740, quando foi realizada sua primeira missa, e foi elevada à paróquia em 1774, pelo bispo Dom Manuel Conceição, de São Paulo. E é uma igreja que traz bastante elementos históricos, então, precisamos preservar o patrimônio histórico, cuidando não só da estrutura material, mas também do valor histórico”, ressalta o padre.
Segundo o pároco, a matriz tem vitrais que são da década de 60. Conforme consta do livro da paróquia, a instalação dos últimos vitrais ocorreu em 1965. “Agora, passados quase 70 anos, estamos fazendo a restauração de alguns deles que estavam extremamente estragados pelo tempo, pelas intempéries”, justifica.
O artista
Sérgio Prata se dedica à pesquisa em artes desde 1981. É escultor, pintor de telas, afrescos, pinturas murais e painéis cerâmicos, especialista em técnicas de pintura pela Ensb-A de Paris.
Prata leciona composição de obras de arte, matérias que aprendeu no Museu do Louvre, e anatomia para artistas. É artista sacro muralista, pesquisador de técnicas de iconografia Bizantina, desenhista, retratista, gravurista, vitralista, autor de livros, cd-rom, dvds, editor de vídeos e de cursos on-line, destinados à partilha de conhecimentos técnicos e de ofícios de arte.
A carreira nas Artes de Sérgio Prata Garcia iniciou-se quando venceu por unanimidade de público e júri o XV Concurso Nacional de esculturas em areia, organizado pela Air France no Brasil em fevereiro de 1981.
Graças ao prêmio de viagem à Paris, deixou a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e após uma longa preparação, foi aceito na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. Especializou-se em desenho, afrescos (com Mr. Bernard Delamarche) e técnicas de pintura (com Mr. Abraham Pincas e Jean Petit), entre 1981 e 1986.
Foi orientado por renomados artistas, como Pierre Alechinsky (grupo Cobra), o escultor César e Pierre Caron, na Ensb-A de Paris. Teve oportunidade de conhecer artistas como Roberto Burle Marx, Juarez Machado, Paul Boury, Fabio Rieti, entre outros.
Estudou composição de obras de arte (analyse d´oeuvres d´art) no Museu do Louvre com o renomado professor James Bloedé, que recebeu o prix Paul Marmottan, da Academie des Beaux Arts em 1996, com seu livro Paolo Uccello et la représentation du mouvement.
Com informações da assessoria
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