O Paraná foi reconduzido à presidência da Zicosul nesta quinta-feira (23), durante sessão plenária da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, realizada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O novo mandato, válido até 2027, reafirma o protagonismo do Estado na cooperação entre os sete países membros — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Segundo Ratinho Junior, o novo ciclo consolida uma agenda de integração focada em infraestrutura, turismo e pesquisa. “É um privilégio coordenar a Zicosul, que une estados e províncias da América do Sul. Vamos seguir fortalecendo rotas bioceânicas, turismo e ciência, impulsionando o desenvolvimento regional”, destacou o governador.
Confira mais matérias sobre política (Clique aqui).
O secretário executivo da Zicosul, Orlando Pessuti, ressaltou o avanço das ações nos últimos dois anos. Ele lembrou que o Paraná organizou fóruns sobre logística e inovação tecnológica, com destaque para a Rota Bioceânica — ligação que unirá o Atlântico ao Pacífico, passando pelo território paranaense. “Nosso foco é consolidar a integração econômica e acadêmica, ampliando oportunidades para as universidades e empresas locais”, explicou.
Outro destaque da atual gestão é o Programa de Mobilidade Acadêmica, criado pela Fundação Araucária, que investe R$ 7 milhões em intercâmbio entre universidades da Zicosul. O projeto fortalece o intercâmbio científico e aproxima estudantes e pesquisadores da América do Sul.
O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, reforçou a importância da atuação paranaense. “O Paraná está liderando debates que vão reduzir custos logísticos e aproximar economias. A ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico é estratégica para o comércio internacional”, afirmou.
Na próxima gestão, o Paraná na presidência da Zicosul pretende aprofundar as ações nos três eixos prioritários — relações comerciais, infraestrutura e ciência. A meta é ampliar os resultados e fortalecer a cooperação entre governos, universidades e o setor produtivo.
Criada em 1997, a Zicosul reúne 71 regiões e cerca de 70 milhões de habitantes. A coordenação brasileira segue sob responsabilidade do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, que conduz o diálogo com países vizinhos em prol do desenvolvimento sustentável da América do Sul.
*Com informações da AEN




Add Comment