Em entrevista exclusiva concedida na manhã desta quarta-feira (14) ao BNT News, o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, que esteve em Ponta Grossa, anunciou que o mutirão de vacinação realizado no último sábado (11) superou as expectativas: “A meta era 300 mil doses e chegamos a quase 400 mil”, afirmou.
Desse total, 317 mil doses foram contra a gripe, com o restante composto por vacinas contra Covid-19, meningite, hepatite, HPV e outras doenças. A ação também permitiu a reavaliação de mais de meio milhão de carteiras de vacinação. “Foi um dia vitorioso. Agradeço às equipes municipais e à imprensa pela mobilização”, destacou.
Ainda sobre imunização, o secretário informou que o estado já começou a aplicação da vacina contra a dengue em crianças de 10 a 14 anos, com 160 mil doses distribuídas entre as regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. Segundo ele, com a chegada do frio, haverá um período de trégua, mas a prevenção precisa continuar. “Enquanto não temos vacina em grande escala, o cuidado dentro de casa é fundamental.”
Cirurgias eletivas e investimentos regionais
O secretário também ressaltou que o Paraná está executando o maior programa de cirurgias eletivas do país, com cerca de 2 mil procedimentos por dia. Foram destinados R$ 1 bilhão em três etapas pelo governo estadual e quase R$ 100 milhões do Ministério da Saúde para reduzir a fila, que ainda existe. “Estamos acelerando o ritmo e ampliando a estrutura hospitalar para atender a demanda.”
Em Ponta Grossa, Beto Preto confirmou a construção de uma nova torre hospitalar na Santa Casa, apoio ao hospital oncológico no antigo Hospital Evangélico, e a inauguração do ambulatório médico universitário com capacidade para 10 mil consultas mensais nos próximos meses. Também anunciou a abertura da UPA de Uvaranas e apoio à reestruturação do Hospital Amadeu Puppi.
Ações em Telêmaco Borba e Palmeira
Durante sua agenda na região, o secretário também participa de reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Telêmaco Borba, para tratar da ampliação do Hospital Regional e instalação de um ambulatório de especialidades. “Queremos fortalecer o atendimento regionalizado e ampliar os serviços oferecidos”, afirmou.
Em Palmeira, Beto Preto e o governador Ratinho Júnior anunciam ainda nesta quarta-feira a construção de uma nova UPA estadual, em parceria com o município. “A obra já está com terreno definido e vai atender a urgência e emergência da população local.”
Sobre eleições, foco segue na saúde
Questionado sobre as eleições de 2026, Beto Preto desconversou e afirmou que sua prioridade segue sendo a saúde pública. “Sou deputado federal, mas estou com o governador Ratinho Júnior neste projeto. No momento certo, vamos discutir isso. Hoje, minha agenda é 100% saúde.”
Mensagem final aos Campos Gerais
Encerrando a entrevista, o secretário deixou um recado à população da região. “Estamos atentos às necessidades da população. O trabalho é diário, em parceria com os municípios. O objetivo é garantir acesso à saúde com dignidade para todos.”
Assista ao vídeo
Leia também Clientes da Sanepar devem esclarecer dúvidas sobre fatura pelos canais oficiais