SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

Paraná realiza maior programa de cirurgias eletivas do país, afirma Beto Preto ao BnT news

O secretário também ressaltou que o Paraná está executando o maior programa de cirurgias eletivas do país, com cerca de 2 mil procedimentos por dia

beto preto
Foto BnT
Publicidade

Em entrevista exclusiva concedida na manhã desta quarta-feira (14) ao BNT News, o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, que esteve em Ponta Grossa,  anunciou que o mutirão de vacinação realizado no último sábado (11) superou as expectativas: “A meta era 300 mil doses e chegamos a quase 400 mil”, afirmou.

Desse total, 317 mil doses foram contra a gripe, com o restante composto por vacinas contra Covid-19, meningite, hepatite, HPV e outras doenças. A ação também permitiu a reavaliação de mais de meio milhão de carteiras de vacinação. “Foi um dia vitorioso. Agradeço às equipes municipais e à imprensa pela mobilização”, destacou.

Ainda sobre imunização, o secretário informou que o estado já começou a aplicação da vacina contra a dengue em crianças de 10 a 14 anos, com 160 mil doses distribuídas entre as regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. Segundo ele, com a chegada do frio, haverá um período de trégua, mas a prevenção precisa continuar. “Enquanto não temos vacina em grande escala, o cuidado dentro de casa é fundamental.”

Cirurgias eletivas e investimentos regionais

O secretário também ressaltou que o Paraná está executando o maior programa de cirurgias eletivas do país, com cerca de 2 mil procedimentos por dia. Foram destinados R$ 1 bilhão em três etapas pelo governo estadual e quase R$ 100 milhões do Ministério da Saúde para reduzir a fila, que ainda existe. “Estamos acelerando o ritmo e ampliando a estrutura hospitalar para atender a demanda.”

Em Ponta Grossa, Beto Preto confirmou a construção de uma nova torre hospitalar na Santa Casa, apoio ao hospital oncológico no antigo Hospital Evangélico, e a inauguração do ambulatório médico universitário com capacidade para 10 mil consultas mensais nos próximos meses. Também anunciou a abertura da UPA de Uvaranas e apoio à reestruturação do Hospital Amadeu Puppi.

Ações em Telêmaco Borba e Palmeira

Durante sua agenda na região, o secretário também participa de reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Telêmaco Borba, para tratar da ampliação do Hospital Regional e instalação de um ambulatório de especialidades. “Queremos fortalecer o atendimento regionalizado e ampliar os serviços oferecidos”, afirmou.

Em Palmeira, Beto Preto e o governador Ratinho Júnior anunciam ainda nesta quarta-feira a construção de uma nova UPA estadual, em parceria com o município. “A obra já está com terreno definido e vai atender a urgência e emergência da população local.”

Sobre eleições, foco segue na saúde

Questionado sobre as eleições de 2026, Beto Preto desconversou e afirmou que sua prioridade segue sendo a saúde pública. “Sou deputado federal, mas estou com o governador Ratinho Júnior neste projeto. No momento certo, vamos discutir isso. Hoje, minha agenda é 100% saúde.”

Mensagem final aos Campos Gerais

Encerrando a entrevista, o secretário deixou um recado à população da região. “Estamos atentos às necessidades da população. O trabalho é diário, em parceria com os municípios. O objetivo é garantir acesso à saúde com dignidade para todos.”

Assista ao vídeo

Leia também Clientes da Sanepar devem esclarecer dúvidas sobre fatura pelos canais oficiais

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →