O Paraná registrou nesta quinta (29) 0 terceiro caso confirmado de gripe aviária. O novo caso da doença foi identificado na Ilha do Mel, em Paranaguá em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real, um tipo de gaivota encontrada no local.
O caso já era considerado suspeito e foi confirmado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) por meio de exames laboratoriais na terça-feira (27).
Este é o terceiro caso registrado esta semana no Paraná. O primeiro caso da doença foi confirmado no sábado (24) em Antonina. Já no domingo (25), o Mapa confirmou o segundo caso de gripe aviária no Estado, desta vez em Pontal do Paraná.
Ainda de acordo com o Ministério, quase 160 investigações de casos suspeitos foram realizadas no Paraná. Dois deles seguem em investigação, ambos em Pontal do Paraná.
O que é a gripe aviária?
A doença é causada pelo vírus Influenza H5N1. Identificada também em outros estados, a Gripe Aviária é uma preocupação constante para Indústria Avícola do Paraná. O Estado é o maior produtor de frango do Brasil, sendo responsável por quase 40% das exportações de carne deste tipo.
Leia também: Prefeita de Carambeí sanciona lei que cria transporte público gratuito na cidade