Turismo

Paraná se consolida como destino nacional de turismo religioso

Estado tem quase 500 atrativos do segmento, o terceiro com maior presença entre as rotas turísticas Boca no Trombone Estado tem quase 500 atrativos do segmento, o terceiro com maior presença entre as rotas turísticas
Rafael Guimarães
Estado tem quase 500 atrativos do segmento, o terceiro com maior presença entre as rotas turísticas

A fé e a espiritualidade têm impulsionado um dos segmentos que mais crescem no setor turístico do Paraná. De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), o turismo religioso ocupa a terceira colocação em número de atrativos no Estado, com 494 pontos catalogados, ficando atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.

O levantamento foi apresentado durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado em Foz do Iguaçu, na região Oeste, e reuniu representantes do setor para debater estratégias de fortalecimento e divulgação do segmento. O evento, que acontece até esta quinta-feira (10), teve como sede principal a Mesquita Omar Ibn Al Khattab — pela primeira vez sediando o fórum em um espaço de matriz islâmica.

Diversidade religiosa impulsiona o setor

Distribuídos por todas as regiões do Paraná, os atrativos religiosos englobam igrejas históricas, templos, mesquitas, santuários, grutas e terreiros de diferentes crenças. Essa pluralidade foi evidenciada ao longo da programação do fórum, com visitas guiadas a espaços do islamismo, cristianismo, budismo e religiões de matriz africana.

Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o setor é estratégico não apenas pelo viés espiritual, mas também pelo impacto econômico. “O segmento religioso é um dos mais importantes ao Estado, porque ele não envolve apenas o conhecimento das diversas expressões da fé, abrangendo também a cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam o turismo religioso. A grande oferta de atrativos traz retorno positivo ao setor, criando empregos, gerando renda e dando destaque aos municípios”, destacou.

Municípios se destacam como polos religiosos

Além de Foz do Iguaçu, outros destinos paranaenses também chamam atenção pelo crescimento no turismo ligado à fé. Itaipulândia, por exemplo, recebeu mais de 90 mil fiéis em 2024 — um aumento de 124% em relação a 2019. A cidade abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Sul do País, com 26 metros de altura, e integra a Rota da Fé, que também passa por Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.

Outro exemplo de destaque é Lunardelli, no Norte do Estado. Com pouco mais de 5 mil habitantes, o município atrai cerca de 400 mil turistas por ano, especialmente em busca do Santuário Santa Rita de Cássia e da Gruta Santa Rita. Lunardelli também sediou a edição anterior do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em 2024.

Encerramento com música e solidariedade

A programação do fórum se encerra nesta quinta-feira (10) com uma agenda diversificada. Pela manhã, os participantes acompanham uma série de debates na Mesquita, seguidos de rodadas de negócio à tarde, na Catedral. O encerramento será com show da banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A, a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível para o projeto Sesc Mesa Brasil.

Para Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, o evento reforça a importância de estruturar o setor. “O fórum é importante para o fortalecimento do setor, principalmente porque promove a capacitação, a qualificação e a promoção das atividades e rotas do turismo religioso. Estamos mapeando a oferta turística em todo o Paraná e contribuindo para a geração de emprego e renda”, afirmou.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG Dois municipios passam por obras de duplicação e pavimentação PCPR prende suspeito de matar motorista por engano Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais.