O Paraná registrou nesta quinta-feira (12) o dia mais frio de 2025. Segundo o Simepar, a temperatura mínima foi de -3,4°C em General Carneiro, na região sul do estado. Em São Mateus do Sul, os termômetros também marcaram valores negativos, com -0,8°C ao amanhecer.
Outras cidades paranaenses também enfrentaram frio intenso. Em União da Vitória, a mínima foi de 1,0°C, enquanto Palmas registrou 1,8°C. Já na Lapa, os termômetros marcaram 2,6°C, e em Francisco Beltrão, 2,7°C.
Também figuram na lista das mais geladas do estado:
-
Pinhão e Telêmaco Borba, com 3,6°C cada
-
Irati, com 4,0°C
Apesar do frio em cidades como Ponta Grossa, que teve 5°C, o município não bateu seu recorde de temperatura mínima no ano.
O fenômeno é parte de uma massa de ar frio que avança pelo Sul do Brasil, derrubando as temperaturas em diversos estados. Em Santa Catarina, por exemplo, São Joaquim teve geada e o Caminho da Neve, em São José dos Ausentes, marcou -6,3°C, a menor temperatura do país até agora.
A previsão indica que o frio deve continuar nos próximos dias em várias regiões do Paraná, com mínimas abaixo dos 5°C. Em áreas mais altas e do sul do estado, ainda pode gear nas madrugadas seguintes.
A população deve seguir atenta às recomendações para se proteger do frio e evitar problemas de saúde relacionados às baixas temperaturas.
Leia mais: Governo arrecada com IOF e transfere custo ao consumidor final, diz economista