O Governo do Paraná está em processo de aquisição de 12 blindados táticos para equipar suas forças de segurança, como parte de um projeto de modernização da segurança pública. A medida inclui testes com o Patriot II, um veículo militar de fabricação tcheca que está sendo avaliado em Curitiba e Região Metropolitana para possível inclusão no edital de concorrência que será lançado pelo Estado.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, os blindados serão destinados a diferentes forças de elite, como o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), Grupo Tigre da Polícia Civil e o SOE (Setor de Operações Especiais) da Polícia Penal.
“Esses blindados estão sendo comprados para toda a segurança pública do Estado. A ideia é usá-los em gestões de crise, operações especiais, roubos a bancos, tentativas de invasão a presídios e em qualquer situação de alta complexidade”, explicou o secretário.
Duas frentes de compra
A aquisição dos blindados será dividida em duas frentes:
-
Seis veículos serão adquiridos em conjunto com um processo licitatório da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), já em andamento;
-
Outros seis veículos terão edital próprio, ainda em fase de análise pelo Governo do Estado.
Testes com o Patriot II
Como parte da preparação para o edital, nesta semana o modelo Patriot II está sendo submetido a testes práticos em áreas como Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o major Felipe Serbena, comandante do BOPE, o objetivo é verificar a eficiência e adaptabilidade do veículo em diferentes tipos de terrenos.
“Estamos entendendo o mercado e analisando o desempenho do Patriot II para definir os melhores parâmetros do edital. O planejamento é comprar três veículos para operações táticas e três para transporte de tropa”, explicou o major.
O Patriot II foi apresentado ao Brasil na LAAD 2025 – Defense & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. Entre seus diferenciais estão:
-
Blindagem contra fogo direto, explosivos improvisados e minas;
-
Suspensão independente, garantindo estabilidade em terrenos irregulares;
-
Capacidade para 8 ocupantes, com autonomia de 600 km;
-
Desempenho em velocidade (100 km/h) e capacidade para atravessar cursos d’água de até 1,60 m;
-
Peso de 17 toneladas e capacidade para manobras ofensivas e evasivas.
Expectativa de entrega
A previsão é que os primeiros blindados estejam em operação no Paraná até o fim de 2025, dependendo do avanço dos processos de licitação e aquisição.
Leia também: Distrito Industrial de Ponta Grossa terá módulo móvel da Guarda Municipal