Após os ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, STF e Palácio do Planalto, parlamentares brasileiros e norte-americanos pediram a extradição de Bolsonaro, que está em férias na Flórida.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) mandou um pedido para o ministro Alexandre de Moraes para que Bolsonaro seja extraditado de volta ao Brasil. Calheiros diz que Bolsonaro tem “participação ativa e responsabilidade nos atos golpistas” e pede para que ele também seja investigado.
Nos Estados Unidos, deputados do Partido Democrata também sugeriram ao presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, um mandado de extradição ao ex-presidente. Joaquin Castro, do Texas, e Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, declararam nas redes sociais que os EUA “não podem servir de abrigo à Bolsonaro”.
Bolsonaro está em Orlando desde 30 de dezembro. Apesar dos pedidos, o ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que “até o momento não há nenhuma responsabilidade jurídica de Bolsonaro nos ataques em Brasília”.