O passe livre estudantil em Ponta Grossa foi oficialmente aprovado nesta sexta-feira (27), após anúncio da Prefeitura durante reunião com lideranças políticas e estudantis. A medida integra um pacote de mudanças no transporte coletivo, que também inclui o reajuste da tarifa para R$ 6,00 e a extinção do programa “Domingueira”.
Últimas de Ponta Grossa e região
A decisão ocorre após o avanço recente do tema no Conselho Municipal de Transportes, já destacado anteriormente, quando a Universidade Estadual de Ponta Grossa se posicionou favoravelmente à proposta. A discussão ganhou força nos últimos dias com a participação de representantes estudantis e do poder público.
De acordo com o município, o passe livre passa a valer a partir de 1º de abril. Estudantes de colégios públicos, universitários e bolsistas integrais de instituições particulares terão direito a quatro passagens diárias em dias letivos, sem restrição de horário. O decreto que coloca a medida em vigor foi assinado pela prefeita na tarde desta sexta-feira.
Segundo a Prefeitura, o benefício será custeado com subsídio público. Somente em 2025, o investimento municipal destinado às gratuidades no transporte coletivo foi de R$ 51,8 milhões. Mesmo com o impacto financeiro, o Executivo afirma que manterá o programa.
TARIFA SOBRE PARA R$6 E “DOMINGUEIRA” É EXTINTA
Além da aprovação do passe livre estudantil Ponta Grossa, a assembleia também definiu o reajuste da tarifa do transporte coletivo. A partir de 13 de abril, o valor da passagem passa a ser de R$ 6,00.
De acordo com a Prefeitura, o aumento não está relacionado à criação do passe livre, mas sim a fatores econômicos, principalmente a elevação do custo do diesel. O município também cita a queda no repasse do IPVA, estimada em R$ 40 milhões, e a redução de receitas do Imposto de Renda, na ordem de R$ 10 milhões.
Outro ponto definido foi a revogação da “Domingueira”, programa que concedia desconto de 50% na tarifa aos domingos.
Ainda conforme o Executivo, a tarifa técnica do sistema, sem subsídios, é de R$ 8,31, o que indica a necessidade de aporte financeiro para manter o equilíbrio do transporte coletivo.
ESTUDANTES DESTACAM CONQUISTA E UNIÃO HISTÓRICA
O coordenador-geral do DCE da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Matheus Ximarelli Fuglini, afirmou que a assinatura do decreto representa uma conquista histórica para o movimento estudantil.
Ele também ressaltou a importância da mobilização conjunta. “A gente conseguiu uma união histórica com o DCE da UTFPR, que juntos conseguimos pressionar e alcançar esse momento histórico”, completou.
Fuglini avaliou a aprovação como um avanço importante, mas destacou que a mobilização continua. Segundo ele, a conquista representa uma etapa da luta do movimento estudantil, que segue ativo diante do aumento da tarifa e com o objetivo de ampliar o benefício no futuro.
A vice Campos Gerais da União Pontagrossense de Estudantes (UPE), Marielli Cristina Rodrigues, também comentou a decisão e reforçou que o aumento da tarifa não está relacionado ao benefício.
“Entre tudo, ainda vai subir a passagem por conta do passe-livre? Não, vai subir a passagem por conta do aumento do diesel. Então, tem a liberação do passe livre, que é uma luta que está acontecendo há seis meses”, afirmou.
Segundo ela, a mobilização envolveu diferentes entidades estudantis. “Os dois DCEs se uniram para essa luta. Estavam um tanto quanto afastados e se uniram para esse momento, que é histórico”, destacou.
Marielli também avaliou a aprovação como uma conquista do movimento estudantil local. “A gente está muito feliz, muito animado mesmo, porque é uma vitória do movimento estudantil de Ponta Grossa”, concluiu.
PREFEITURA DESTACA AVANÇOS NO SISTEMA
A administração municipal também destacou medidas adotadas nos últimos anos no setor, como a revisão da gestão do sistema, modernização financeira e operacional, abertura de licitação e renovação da frota, com a aquisição de novos ônibus, incluindo veículos menos poluentes.
A prefeita Elizabeth Schmidt afirmou por meios oficiais que o transporte coletivo passa por um processo de evolução. “Hoje temos um sistema mais justo, confiável e transparente. O transporte coletivo avança e vai avançar ainda mais”, declarou.
Com a aprovação do passe livre estudantil Ponta Grossa, o município avança na política de mobilidade urbana voltada à educação, enquanto promove ajustes no sistema para manter o funcionamento do serviço.
Veja mais
Operário Ferroviário busca primeira vitória na Copa Sul-Sudeste contra o Tombense