E os festejos da Mãe Aparecida, a padroeira do Brasil, começaram já no último dia 3, com as novenas e suas tradicionais bênçãos, sempre às 19 horas, e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas casas dos devotos, por toda a Diocese de Ponta Grossa. São três residências por dia, em um total de 27 visitas. Neste domingo (9), às 15 horas, ganha as ruas novamente o Passeio Ciclístico Dai-nos a bênção Nossa Senhora Aparecida. A saída será da frente da Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa.
[RELACIONADAS]A saída igreja será pela Rua Coronel Generoso Martins de Araújo; vira à esquerda na Rua Antônio Carlos, à direita na Avenida Dom Pedro II; à esquerda novamente na Rua Maurício de Nassau e à direita na Rua Marechal Rondon, continuando pelas ruas Pastor Fugmann, Frederico Balhs, Barão do Cerro Azul, Comendador Airton Plaisant, Generoso Marquês dos Santos, Travessa Pasteur, Ernesto Vilela, retornando a Maurício de Nassau, Dom Pedro II e Teixeira de Freitas. A chegada ao santuário será pela rua Coronel Generoso Martins de Araújo. “Em tudo louvai ao Senhor! Estaremos louvando a Deus com nossas bicicletas, neste domingo. E todos são bem-vindos: as crianças, os jovens, os casais, os idosos. Até o padre dará umas pedaladas”, brincou o pároco da São Sebastião e reitor do santuário diocesano, padre Nelson Bueno da Silva.
Ano passado, cerca de 150 ciclistas fizeram o passeio. Famílias inteiras. Pedaleiros de finais de semana e gente mais acostumada ao ciclismo. O trajeto tem aproximadamente 5 quilômetros e passará pelas principais ruas dos arredores do santuário. Um carro de apoio da paróquia seguirá os participantes para socorrer os que, por ventura, não conseguirem completar o percurso. A imagem de Nossa Senhora Aparecida também vai acompanhar os devotos, levada em um carro ornamentado com flores e balões coloridos. Ao final, quem quiser poderá lanchar na praça de alimentação montada no pátio da igreja. As barracas funcionam neste final de semana, das 16 às 20 horas, e, no feriado do dia 12, a partir das 10 horas.
“É uma festa que envolve muita gente na paróquia, na cidade e na Diocese, e, começa a ser pensada, preparada, vivenciada muito antes do dia 12. Temos as novenas e, junto com as missas e novenas, todos os dias e as bênçãos às crianças, aos enfermos, aos alimentos, à água e objetos de devoção, carteiras de trabalho e aos idosos. Uma coisa muito tocante é a visita que fazemos às casas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. São sorteadas as residências e nós vamos com a santa. Ao chegar, é muita coisa bonita que se vê. Uma devoção, uma emoção fora do normal. Pessoas chorando, de joelhos, rezando, abraçando a imagem. Ontem mesmo, um senhor acamado pegou a imagem nas mãos e não queria soltar. Ficou muito emocionado. Foi lindo! “, contou padre Nelson. Nesta sexta-feira, padre Nelson levaria a imagem a uma casa em Imbituva.
Neste sábado, missa e novena, às 19 horas, fará a bênção dos veículos; no domingo, dos casais e, na segunda-feira, serão abençoadas as chaves das casas. Na véspera do dia da padroeira, haverá a coroação de Nossa Senhora, também às 19 horas. “Você, devoto, venha celebrar conosco. Venha ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida e traga sua intenção, seu agradecimento, seu louvor”, convidou o reitor.