Categorias: Paraná

‘Patrimônio em Miniatura’ percorre quatro cidades no PR e alcança 700 pessoas

Entre os dias 11 e 22 de maio, o espetáculo “Patrimônio em Miniatura” fez temporada percorrendo as cidades de Ponta Grossa, Paranaguá, Matinhos e Jaguariaíva, no estado do Paraná. O projeto de teatro lambe-lambe, composto por quatro caixas que representam imóveis tombados em miniatura, foi apresentado em diversos espaços e instituições públicas com grande êxito.

O projeto alcançou mais de 700 pessoas, as conectando com a história e as narrativas desses imóveis. Essa iniciativa contribuiu para a formação cultural da nossa sociedade e para a valorização do pertencimento regional, além da intermunicipalidade cultural.

Leia também: UEPG abre processo seletivo para contratação de professores

Em oito apresentações, foram destacados quatro importantes patrimônios que compõem a identidade da cidade de Ponta Grossa, assim como o trabalho dos artistas responsáveis por cada caixa: a Casa do Divino (Renan Sota), a Estação Saudade (Viviane Oliveira), a Arquibancada do Hipódromo (Bya Paixão) e o Clube Literário e Recreativo 13 de Maio (Carlos Alexandre).

O público foi diversificado, incluindo pessoas de diferentes classes sociais, gêneros, raças, orientações sexuais, neurotípicas e neurodivergentes, com destaque para pessoas autistas. Ao final, as parabenizações deixaram nos artistas a sensação de dever cumprido. O público frequentemente se emocionou, chegando às lágrimas durante o espetáculo, especialmente ao assistir à caixa da Casa do Divino, que narra uma saga de fé significativa para muitos.

No enredo das caixas ainda pode-se encontrar a resistência da população afro para construir um clube literário e recreativo nos Campos Gerais, as histórias fantasmagóricas das corridas de cavalo do jóquei e os encontros e desencontros da estação ferroviária que tem Saudade até no nome.

O espetáculo “Patrimônio em Miniatura”, juntamente com outros espetáculos de animação, poderá ser visto novamente durante o I Festival de Teatro Lambe-lambe de Ponta Grossa que ocorrerá no segundo semestre de 2024 e que promete inúmeras atrações e artistas renomados da área.

O projeto é realização de Grupo Dupla de Dois e Coletivo Cacareco, apoio da Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e Prefeitura Municipal de Matinhos, com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

Assessoria
Assessoria
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade