SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Últimas

‘Patrimônio em Miniatura’ percorre quatro cidades no PR e alcança 700 pessoas

O projeto alcançou mais de 700 pessoas, as conectando com a história e as narrativas desses imóveis

‘Patrimônio em Miniatura’ percorre quatro cidades no PR e alcança 700 pessoas
Assessoria
Publicidade

Entre os dias 11 e 22 de maio, o espetáculo “Patrimônio em Miniatura” fez temporada percorrendo as cidades de Ponta Grossa, Paranaguá, Matinhos e Jaguariaíva, no estado do Paraná. O projeto de teatro lambe-lambe, composto por quatro caixas que representam imóveis tombados em miniatura, foi apresentado em diversos espaços e instituições públicas com grande êxito.

O projeto alcançou mais de 700 pessoas, as conectando com a história e as narrativas desses imóveis. Essa iniciativa contribuiu para a formação cultural da nossa sociedade e para a valorização do pertencimento regional, além da intermunicipalidade cultural.

Leia também: UEPG abre processo seletivo para contratação de professores

Em oito apresentações, foram destacados quatro importantes patrimônios que compõem a identidade da cidade de Ponta Grossa, assim como o trabalho dos artistas responsáveis por cada caixa: a Casa do Divino (Renan Sota), a Estação Saudade (Viviane Oliveira), a Arquibancada do Hipódromo (Bya Paixão) e o Clube Literário e Recreativo 13 de Maio (Carlos Alexandre).

O público foi diversificado, incluindo pessoas de diferentes classes sociais, gêneros, raças, orientações sexuais, neurotípicas e neurodivergentes, com destaque para pessoas autistas. Ao final, as parabenizações deixaram nos artistas a sensação de dever cumprido. O público frequentemente se emocionou, chegando às lágrimas durante o espetáculo, especialmente ao assistir à caixa da Casa do Divino, que narra uma saga de fé significativa para muitos.

No enredo das caixas ainda pode-se encontrar a resistência da população afro para construir um clube literário e recreativo nos Campos Gerais, as histórias fantasmagóricas das corridas de cavalo do jóquei e os encontros e desencontros da estação ferroviária que tem Saudade até no nome.

O espetáculo “Patrimônio em Miniatura”, juntamente com outros espetáculos de animação, poderá ser visto novamente durante o I Festival de Teatro Lambe-lambe de Ponta Grossa que ocorrerá no segundo semestre de 2024 e que promete inúmeras atrações e artistas renomados da área.

O projeto é realização de Grupo Dupla de Dois e Coletivo Cacareco, apoio da Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e Prefeitura Municipal de Matinhos, com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

Assessoria
Assessoria
Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →