Uma moradora do bairro Contorno, em Ponta Grossa, procurou a equipe do Portal BnT para relatar as dificuldades que tem enfrentado desde que a Prefeitura realizou a pavimentação da Rua Julio Cesar Barbosa, há cerca de um ano.
Conforme relatos à equipe de reportagem, a obra elevou o nível do asfalto a ponto de deixar a entrada da casa em um certo desnível e impede que a moradora da residência entre ou saia com o carro de sua garagem, além de uma propensão à enxurradas durante as chuvas.
Aline Ferreira dos Santos, moradora de 35 anos, detalhou os problemas vividos por ela em sua casa. Ela conta que a situação tem sido um transtorno desde que a obra foi realizada, há cerca de um ano.
“Faz 1 ano que o nosso carro está para fora de casa, as coisas não foram terminadas. Só que o pior, mesmo depois da obra terminada, é que o nosso carro não vai entrar na garagem. Caso façam a rampa, o que eu acho que eles não vão fazer porque é para dentro do portão, a rampa vai ficar tão grande que quando chover toda a água vai escoar para dentro da minha casa. A rua ficou da altura do muro da minha casa”, lamenta.
Leia mais: Inscrições para o Campeonato de Futsal em Arapoti estão abertas
Aline destacou que buscou soluções junto ao Ministério Público (MPPR), mas teve seu pedido arquivado. “Eu entrei no Ministério Público, eles arquivaram o protocolo porque falaram que a minha rua já era desnivelada. Realmente era, mas o carro entrava e saía, não entrava água de chuva, não entrava nada”, diz.
O problema também atinge outros moradores da região. Um vizinho idoso que também mora na Rua Julio Cesar Barbosa, está sofrendo com um problema inverso. “Eu ainda tô com a minha casa bem prejudicada, só que eu ainda sou uma mulher de 35 anos. Tem um outro senhorzinho que tem 80, que tá numa situação praticamente igual à minha, só que ao contrário. O meu é baixo, o dele é alto. Eu já estou de mãos atadas, não tenho mais o que fazer.”
Como resolver?
Procurada sobre o que pode ser feito nestes tipos de situações, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento informou que o projeto executivo da obra prevê a construção de uma estrutura de contenção para as localidades onde a topografia é muito acentuada. Segundo a Secretaria, o contrato encontra-se em execução e a estrutura de contenção deve ser implementada em breve.
O Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, reconheceu ao Portal BnT os desafios enfrentados na execução das obras de pavimentação na cidade. Ele destacou a urbanização sem planejamento de Ponta Grossa.
“Nos mais de 100km de contratos de pavimentação vigentes, estamos enfrentando desafios de uma cidade de mais de 200 anos urbanizada sem qualquer forma de planejamento em áreas onde hoje nunca seriam autorizados novos loteamentos. Para atingir a universalização do acesso à infraestrutura, precisamos adotar algumas soluções que, em primeira mão, não parecem atender, mas que, quando concluídas, a população irá perceber que era isso que precisava ser feito”, afirmou.