PF determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão após perda de mandato
Após perder o mandato de deputado federal, Eduardo Bolsonaro deve retornar ao cargo de escrivão na Polícia Federal. Ele estava afastado durante o exercício de seu mandato

Após a perda do mandato de deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL) foi convocado pela Polícia Federal (PF) a retornar ao cargo de escrivão na corporação. O retorno foi determinado em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. A PF alerta que, caso haja “ausência injustificada” de Eduardo Bolsonaro, ele estará sujeito a “providências administrativas e disciplinares cabíveis”.
O ato declaratório, publicado pela PF, deixa claro que o retorno de Eduardo Bolsonaro é necessário para a “regularização da situação formal” do ex-deputado e também para o cumprimento das normas da corporação. Eduardo foi admitido na Polícia Federal em 2010, e enquanto exerceu seu mandato na Câmara dos Deputados, esteve afastado de suas funções policiais.
Leia aqui: Lula sanciona Orçamento de R$ 6,5 trilhões e veta aumento do Fundo Partidário
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março de 2025, quando se licenciou do mandato na Câmara para tratar de assuntos pessoais e políticos. A decisão da Câmara dos Deputados de declarar a perda de seu mandato, em dezembro de 2025, foi motivada por um número insuficiente de comparecimentos às sessões, caracterizando ausências não justificadas.
Conheça o nosso canal no Youtube.
Agora, com a perda do mandato, Eduardo Bolsonaro tem que retomar suas atividades na Polícia Federal, conforme determina a legislação interna da corporação. A PF destacou que, ao retornar ao cargo, ele estará novamente sujeito às responsabilidades e normas da instituição.
A situação de Eduardo Bolsonaro na Polícia Federal e sua relação com o cargo de deputado federal continuam a ser um tema de discussão pública, especialmente após o término de seu mandato.
*Texto escrito com informações da CNN Brasil























