Dando sequência às atividades que ampliam a rede de proteção à comunidade escolar, especialmente às crianças e servidores das unidades de ensino de Ponta Grossa, a Prefeitura realizou nesta sexta (05) uma formação com diretores dos CMEIs e Escolas Municipais. Foram abordadas as ações desenvolvidas em Segurança Pública e Educação para promover os cuidados e garantir o direito de estudar.
As ações foram detalhadas pela secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, pelo vice-prefeito, Saulo Hladyszwski, e pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. Entre os destaques estão o patrulhamento preventivo, as parcerias com a comunidade e a aquisição de câmeras para equipar todas as unidades. CMEIs e Escolas poderão realizar a compra de equipamentos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo Federal, que está em processo de liberação.
Leia também: Jd Carvalho ganha novo CMEI com homenagem a ex-professora
“Estamos intensificando todos os processos para implementar novos procedimentos, novas tecnologias, inclusive de inteligência artificial, para ajudar na promoção da segurança das escolas e no entorno escolar”, observa a secretária Tânia, que citou como exemplo o projeto Vizinhança Segura, lançado pela prefeita Elizabeth Schmidt. Ela acredita que a cidade sai fortalecida após os acontecimentos das últimas semanas, que criaram uma sensação de insegurança na população após o ataque a uma escola em Blumenau (SC). “Estamos saindo fortalecidos, escolas e segurança pública. As ações estavam já sendo realizadas, estudadas, e nesse período elas foram intensificadas. Aprendemos muito com tudo o que aconteceu nas últimas semanas e aceleramos várias ferramentas que estavam em processo de implementação”, conta a secretária.
O vice-prefeito Saulo detalhou as atividades da Ronda Comunitária Escolar Municipal. “Este projeto já está em andamento e garante a maior participação da comunidade, promovendo ações preventivas e garantindo maior segurança para todos”, observa Saulo.
A secretária Simone Pereira Neves elogiou as ações das unidades escolares no último dia 20, quando foram realizadas ações voltadas para a paz e a segurança, com a participação de alunos e de familiares, aproximando a escola da comunidade. “Com estas ações estamos tratando a causa dos problemas, e não apenas os sintomas. Nossas escolas desenvolvem uma cultura de paz”, afirma Simone. Ela também destacou o papel das equipes gestoras e professores contra a desinformação e as fake news que promovem a insegurança, além dos investimentos em infraestrutura e a necessidade de prevenir a infrequência dos alunos, garantindo o direito de estudar.
Educação lança comitê para ações em segurança
Também nesta sexta, a SME usou o encontro para anunciar aos diretores a criação do Comitê para o Gerenciamento das Ações de Prevenção à Violência e de Segurança nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. O Comitê prevê a criação de uma Comissão em cada escola, visando acompanhar, difundir e desenvolver as ações relacionadas à segurança nas unidades escolares. A apresentação foi feita pela secretária Simone Pereira Neves. “Este é um mecanismo que já utilizamos durante o período da pandemia, para acompanhamento e a tomada de medidas rápidas e eficientes dentro daquele contexto. Hoje criamos um comitê para a área de segurança, que foi uma demanda surgida na sociedade e que gera impactos na educação. O objetivo é proteger, sempre, nossas crianças e servidores, garantindo o direito a uma rotina educacional tranquila, de paz e com segurança”, conta Simone.