PG encerra ‘Março Roxo’ com ações de conscientização sobre tratamento da epilepsia
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), realizou, nesta terça-feira (31), uma ação educativa no CRAS Jardim Paraíso, em alusão à campanha Março Roxo. No encerramento do mês dedicado à conscientização sobre a epilepsia, a iniciativa promoveu atividades voltadas à orientação sobre os direitos das pessoas com a condição. […]

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), realizou, nesta terça-feira (31), uma ação educativa no CRAS Jardim Paraíso, em alusão à campanha Março Roxo. No encerramento do mês dedicado à conscientização sobre a epilepsia, a iniciativa promoveu atividades voltadas à orientação sobre os direitos das pessoas com a condição.
A programação incluiu uma palestra sobre dados municipais relacionados à epilepsia, ministrada pelo assistente social da FASPG e representante voluntário da Associação Brasileira de Epilepsia no Paraná (ABE/PR), Tiago Marques do Carmo.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A ação também contou com a participação de instituições parceiras. O SESC/PR ofereceu atendimentos nas áreas de saúde, odontologia e recreação esportiva. A Master Line disponibilizou cortes de cabelo gratuitos aos usuários dos serviços socioassistenciais, enquanto a Escola Rescuer realizou uma oficina sobre atendimento pré-hospitalar, com orientações sobre como agir em situações de emergência, incluindo crises epilépticas.
“A promoção, defesa e garantia dos direitos das pessoas com epilepsia são fundamentais para fortalecer políticas públicas que contribuam para melhores condições de vida desses indivíduos e de suas famílias. A inclusão do tema na agenda das políticas públicas é essencial para ampliar a conscientização, reduzir o estigma e garantir o acesso a informações, cuidados e direitos relacionados à condição”, afirmou a presidente da FASPG, Tatyana Belo.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Ao longo do mês, foram realizadas diversas ações de conscientização, como a distribuição de panfletos e conversas com moradores na região do Terminal Central.
“Durante todo o mês, levamos informações sobre o tema em Unidades de Saúde e também para nossas equipes de campo, com o objetivo de prepará-las para repassar as orientações de forma clara à população. A epilepsia tem tratamento e requer cuidado e respeito”, destacou Danielle Fogaça, da gerência de Atenção Primária da Secretaria de Saúde.
Números em Ponta Grossa
Com tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 800 pessoas são atendidas anualmente com medicamentos e consultas especializadas em Ponta Grossa. Esses moradores também têm direito à Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Epilepsia (CMIPE), que garante prioridade no atendimento e auxilia na identificação em casos de crises em locais públicos.
O que é e o que fazer em caso de crise?
A epilepsia é caracterizada por uma alteração temporária nas funções cerebrais, que pode provocar reações involuntárias do corpo, como crises convulsivas, com duração de alguns segundos a minutos.
Em situações de crise, a orientação é manter a calma, proteger a pessoa de possíveis ferimentos e buscar atendimento médico. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa são a porta de entrada para diagnóstico e tratamento, contribuindo para o controle das crises e para a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.























