Conhecida como eSports, as atividades esportivas que acontecem em ambientes on-line agora são reconhecidas em Ponta Grossa.
O reconhecimento foi concedido pela lei 14.687, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), publicada em diário oficial nesta terça-feira (11). A medida cria o Dia Municipal do eSports, a ser comemorado no dia 15 de julho, além de garantir condições para que a modalidade receba apoio do Poder Público.
Leia também: Evento Bota Fora de Eletrônicos acontece amanhã (15) em PG
A lei sancionada determina que os eSports são reconhecidos como modalidade esportiva que ocorrem em plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores ou equipes. A lei ainda rege que se reconhece como eSports atividade que ocorram em partidas on-line ou presenciais de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência com recursos das tecnologias da informação e comunicação ou outra tecnologia similar e com a mesma finalidade.
O autor da lei, o vereador Geraldo Stocco (PV), lembra que as atividades reconhecidas como eSports tem crescido e ganho cada vez mais espaço, especialmente entre as novas gerações. “A previsão é que só neste ano de 2023 a prática de eSports movimente mais de U$ 200 bilhões em todo mundo. Além disso, temos cada vez mais jovens imersos neste mundo, precisamos olhar para os esportes eletrônicos de maneira mais séria”, explica Stocco.
A lei de autoria de Geraldo prevê que competições de eSports possam receber o apoio e o incentivo do município, com a Prefeitura podendo organizar competições do tipo. “Com a mudança das gerações, os jogos e competições realizadas através das tecnologias merecem a nossa atenção e nosso incentivo, assim como o esporte tradicional”, explica Geraldo.
Calendário oficial
Com a lei de Stocco aprovada, já a partir de 2024, Ponta Grossa terá o Dia do eSports a ser comemorado no dia 15 de julho. A intenção é que, nesta data, a Secretaria de Esportes possa realizar um evento que envolva atividades relacionadas à prática do eSports.