SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Política

PG institui Comitê Municipal do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

Ponta Grossa criou o Comitê Municipal do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que vai coordenar ações em prol dos direitos e bem-estar dos idosos

Orçamento de Ponta Grossa 2026 ultrapassa R$ 2 bilhões em proposta apresentada na Câmara Municipal
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa
Publicidade

A prefeita Elizabeth Silveira Schmidt sancionou o Decreto nº 25.888, de 23 de outubro de 2025, que institui o Comitê Municipal do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa em Ponta Grossa. O objetivo é fortalecer e integrar as ações de proteção e promoção dos direitos da população idosa, em consonância com a Lei Estadual nº 22.189/2024, que criou o programa em âmbito estadual.

O novo Comitê será o responsável por coordenar, articular e acompanhar políticas públicas municipais voltadas ao envelhecimento ativo, saudável e digno. Entre as atribuições, estão promover a integração entre programas, projetos e serviços; acompanhar o funcionamento do Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa (CERAPI) e do Cadastro de Cuidadores do Paraná; e contribuir para o monitoramento e avaliação das ações municipais destinadas aos idosos.

De acordo com o decreto, o Comitê será coordenado pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, órgão gestor da política da pessoa idosa em Ponta Grossa, que também oferecerá apoio técnico e administrativo para o seu funcionamento.

O grupo será composto por representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo:

  • Fundação Municipal de Saúde

  • Secretaria de Educação

  • Secretaria de Cidadania e Segurança Pública

  • Secretaria de Esportes

  • Secretaria de Cultura

  • Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan)

  • Secretaria de Meio Ambiente

  • Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG)

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

  • Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

  • Representantes da sociedade civil organizada

Os membros titulares e suplentes serão indicados pelos respectivos órgãos e designados pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. O decreto também prevê a possibilidade de convidar especialistas e representantes de outras instituições para participações pontuais nas reuniões.

Leia aqui: Câmara de PG celebra o Dia do com aulMunicipal do Taekwona e homenagem

O Comitê Municipal do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa realizará encontros ordinários a cada dois meses e reuniões extraordinárias quando necessário. O grupo deverá ainda apresentar, anualmente, um relatório de monitoramento do Plano de Ação do Programa, a ser encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O decreto entrou em vigor na data da publicação, formalizando a adesão de Ponta Grossa ao programa estadual que busca garantir atenção integral e políticas públicas contínuas para a população idosa.

Conheça aqui o nosso canal no Youtube. 

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →