O II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizado no dia 7 de novembro, a partir das 13h30, no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, em Ponta Grossa. O evento é promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social (SMFDS).
Em entrevista ao Portal BnT Online, Mariane Vedam Dimbarre, representante da SMFDS, destacou que o encontro é aberto a toda a sociedade e será um espaço de diálogo sobre políticas públicas e inclusão.
“O fórum vai ser realizado no dia 7, no Ginásio Jamal, a partir da uma e meia, e toda a sociedade está convidada, não só as pessoas com deficiência. É um espaço amplo onde a gente vai poder debater política pública para as pessoas com deficiência”, afirmou.
A principal palestra será conduzida pela doutora Amanda Quirina Barbosa, da Federação Jurídica das APAEs, e terá como foco o novo Decreto nº 12.696, publicado recentemente, que trata da Política Nacional da Educação de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“Esse decreto especifica que as crianças, os adolescentes, as pessoas com deficiência poderão e deverão estar nas escolas especializadas apenas no contexto pós-rede pública municipal de ensino. Isso vai impactar grandemente no dia-a-dia dessas pessoas, principalmente no ensino das crianças”, explicou Mariane.
Leia aqui: Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta quinta (30)
Ela também destacou que o texto do decreto usa o termo “excepcional”, o que exige debate e esclarecimento.
“É isso que a gente vem debatendo e querendo que seja modificado algumas situações. Esse tema propõe uma reflexão profunda do papel dessas escolas especializadas, que é onde a gente precisa que as pessoas com deficiência sejam ouvidas também”, reforçou.
Durante o evento, será realizada também a eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para o biênio 2025–2027.
“Nós teremos o espaço para votação, qualquer pessoa pode votar, qualquer pessoa da sociedade civil pode votar. Está todo mundo convidado”, destacou Mariane.
Conheça o nosso canal no Youtube.
As inscrições podem ser feitas pelo link disponibilizado pela secretaria ou diretamente no local, a partir das 13h30.
“Convido a todos a participarem desse debate para que possamos cada vez mais proporcionar políticas públicas concretas e eficazes para esse público-alvo”, concluiu Mariane.




Add Comment