SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

PG será a única cidade do Paraná a receber policlínica do PAC

Prefeita Elizabeth, deputado Aliel e superintendente Erthal celebram em Ponta Grossa a assinatura do convênio para a primeira policlínica do Paraná

c93932fc-4472-41fa-8431-3c9d6d46f26e
Foto: Maurício Peracetta
Publicidade

Ponta Grossa se tornou a única cidade do Paraná contemplada no momento pelo programa PAC Seleções do Governo Federal para a construção de uma policlínica. A assinatura do convênio aconteceu nesta segunda-feira (29), na Caixa Econômica Federal da Rua Francisco Ribas, e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (UNIÃO), do deputado federal Aliel Machado (PV) e do superintendente regional do Ministério da Saúde, Luiz Armando Erthal.

Investimento de R$ 30 milhões

O projeto prevê mais de R$ 30 milhões em investimentos, com recursos destinados tanto para a obra quanto para equipamentos de ponta. A estrutura será construída na região da Vila Raquel, no bairro Contorno, com 3.000 m², 40 consultórios, centro cirúrgico, salas de exames de imagem como ressonância e tomografia, além de espaço para acolhimento de vítimas de violência.

Segundo o superintendente regional Luiz Armando Ertal,

“Neste momento, a única policlínica do Estado do Paraná é essa de Ponta Grossa. Ela vai atender não apenas a cidade, mas toda a região dos Campos Gerais.”

Leia também: Ponta Grossa garante R$ 750 mil para cursos da Indústria 4.0

Prefeita celebra conquista histórica

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da obra para a saúde pública:

“Estamos muito felizes porque o investimento é altíssimo, vem do Governo Federal, do PAC Seleções. Nós fizemos a nossa tarefa de casa, protocolamos no Ministério da Saúde e, graças a Deus, fomos contemplados com essa maravilha de obra que vai ser construída no Contorno, com acesso facilitado para toda a cidade.”

Sobre a gestão da unidade, a prefeita antecipou:

“Provavelmente vai acontecer uma terceirização, a exemplo das UPAs, porque essa estrutura é muito potente, são 40 consultórios, muitos médicos. A manutenção terá investimento federal contínuo, garantindo qualidade no atendimento.”

Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Articulação política foi decisiva

O deputado federal Aliel Machado reforçou que a conquista foi fruto de articulação em Brasília:

“Eu levei a prefeita a Brasília, tivemos reuniões no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde. Muitas cidades grandes disputavam esse recurso e nós conquistamos. É uma obra histórica para atender nossa gente, diminuir a fila de espera, garantir mais exames, especialistas e um atendimento de qualidade.”

O parlamentar destacou ainda que os recursos vêm de orçamento direto do Governo Federal, o que garante segurança na execução:

“Esses recursos são mais importantes do que uma emenda. É uma decisão política do governo de atender Ponta Grossa. Temos que comemorar muito, é uma conquista permanente para a cidade.”

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →