SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Piraí do Sul discute estratégias e propostas que irão orientar as políticas de saúde nos próximos anos

Encontro foi um grande fórum participativo, voltado ao fortalecimento do SUS e à garantia de um atendimento público de qualidade

3
#image_title
Publicidade

O futuro da saúde pública de Piraí do Sul esteve em discussão na 17ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último dia 30 de maio. O encontro reuniu um grande público no Clube Piraiense, entre profissionais, gestores públicos e população em geral que discutiram estratégias, ideias e propostas que irão orientar as políticas de saúde nos próximos anos.

Com o tema “Planejando o SUS nos territórios: conheça e fortaleça a saúde de Piraí do Sul”, o evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, se transformou em um grande fórum participativo, voltado à construção coletiva de ações voltadas ao fortalecimento do SUS e à garantia de um atendimento público de qualidade. Mais do que um encontro formal, a conferência teve papel estratégico, pois integra o processo de construção do novo Plano Municipal de Saúde.

Após a cerimônia de abertura — com presença do prefeito Henrique Carneiro, da Diretora da 3.ª Regional de Saúde do Paraná, Fernanda Garcia Vieira, do secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Oliveira Elias — os participantes acompanharam a apresentação da metodologia de trabalho e foram divididos em equipes temáticas. No trabalho em grupo, foram debatidas sugestões baseadas nas reais necessidades da população e na viabilidade de sua execução dentro do contexto municipal.

No total, 36 propostas foram aprovadas que serão agora analisadas e servirão de base para o futuro Plano Municipal de Saúde. Ao final do encontro foram escolhidos os novos conselheiros que estarão à frente do Conselho Municipal de Saúde nos próximos quatro anos.

“Ver este salão cheio, com profissionais da saúde, gestores, representantes da sociedade civil e cidadãos unidos pelo bem comum, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. A saúde é uma prioridade da nossa gestão e deve ser pensada com diálogo, planejamento e participação popular. Essa conferência é muito importante para o futuro do SUS em nosso município,” destacou o prefeito Henrique Carneiro.

Para o secretário Júlio Sandrini, em um cenário onde a saúde pública demanda cada vez mais diálogo e planejamento, a realização da conferência representou um avanço significativo, considerando o bom engajamento da comunidade. “A conferência é um espaço democrático essencial para a construção, controle e fiscalização das políticas públicas de saúde. Discutir a saúde é um ato de cidadania e refletiu o compromisso dos participantes com a melhoria do sistema de saúde no município”, afirmou.

Leia também: Agência de Palmeira realiza entrevistas com mais de 100 vagas para novo empreendimento no município

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →