Campos Gerais

Piraí do Sul discute estratégias e propostas que irão orientar as políticas de saúde nos próximos anos

3 Boca no Trombone 3
Encontro foi um grande fórum participativo, voltado ao fortalecimento do SUS e à garantia de um atendimento público de qualidade

O futuro da saúde pública de Piraí do Sul esteve em discussão na 17ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último dia 30 de maio. O encontro reuniu um grande público no Clube Piraiense, entre profissionais, gestores públicos e população em geral que discutiram estratégias, ideias e propostas que irão orientar as políticas de saúde nos próximos anos.

Com o tema “Planejando o SUS nos territórios: conheça e fortaleça a saúde de Piraí do Sul”, o evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, se transformou em um grande fórum participativo, voltado à construção coletiva de ações voltadas ao fortalecimento do SUS e à garantia de um atendimento público de qualidade. Mais do que um encontro formal, a conferência teve papel estratégico, pois integra o processo de construção do novo Plano Municipal de Saúde.

Após a cerimônia de abertura — com presença do prefeito Henrique Carneiro, da Diretora da 3.ª Regional de Saúde do Paraná, Fernanda Garcia Vieira, do secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Oliveira Elias — os participantes acompanharam a apresentação da metodologia de trabalho e foram divididos em equipes temáticas. No trabalho em grupo, foram debatidas sugestões baseadas nas reais necessidades da população e na viabilidade de sua execução dentro do contexto municipal.

No total, 36 propostas foram aprovadas que serão agora analisadas e servirão de base para o futuro Plano Municipal de Saúde. Ao final do encontro foram escolhidos os novos conselheiros que estarão à frente do Conselho Municipal de Saúde nos próximos quatro anos.

“Ver este salão cheio, com profissionais da saúde, gestores, representantes da sociedade civil e cidadãos unidos pelo bem comum, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. A saúde é uma prioridade da nossa gestão e deve ser pensada com diálogo, planejamento e participação popular. Essa conferência é muito importante para o futuro do SUS em nosso município,” destacou o prefeito Henrique Carneiro.

Para o secretário Júlio Sandrini, em um cenário onde a saúde pública demanda cada vez mais diálogo e planejamento, a realização da conferência representou um avanço significativo, considerando o bom engajamento da comunidade. “A conferência é um espaço democrático essencial para a construção, controle e fiscalização das políticas públicas de saúde. Discutir a saúde é um ato de cidadania e refletiu o compromisso dos participantes com a melhoria do sistema de saúde no município”, afirmou.

Leia também: Agência de Palmeira realiza entrevistas com mais de 100 vagas para novo empreendimento no município

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Vídeo mostra momento da agressão do repórter Sassá Vídeo mostra decolagem do balão que caiu em Praia Grande 📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES