Campos Gerais

Polícia investiga furto de obras de arte da Casa da Cultura

A Polícia Civil de Castro está investigando o furto de 90 obras de xilogravura da artista Dorothea Wiedmann que estavam na Casa da Cultura Emilia Erichsen. Ao chegar ao trabalho no dia 20 de junho, a funcionária responsável pela casa encontrou etiqueta de uma obra da artista caída no pátio externo. Ao verificar a pasta onde se encontravam as obras impressas em papel de arroz japonês, deu por falta de mais obras. Foi chamada a Guarda Municipal que atendeu a ocorrência e a responsável pela casa fez Boletim de Ocorrência na delegacia.

“Não podemos calcular o valor, pois este é um acervo da própria artista com obras originais e únicas. Tomamos todas as providências necessárias e esperamos que o caso possa ser resolvido o mais rápido possível”, disse o superintendente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Daniel Schendroski Filho.

Artista

Dorothea Wiedemann, artista alemã radicada em Castro, utilizava nas suas obras a técnica de xilogravura, que é a impressão sobre papel, das matrizes em tábuas de madeira, das quais, utilizava diversos tipos: algumas recolhidas do mar, outras recuperadas e trabalhadas.

Dorothea viveu em diversos países, e produziu obras com temáticas da natureza, culturais e humanas.

Estas obras foram doadas pelos familiares da artista que já foram informados sobre o furto.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG