Eleições 2024

Polícia Penal do Paraná realiza eleições pioneiras na Cadeia Pública de Castro

PRESOVOTO
A iniciativa faz parte de um esforço da Polícia Penal do Paraná para ampliar a cidadania e reinserção social dos detentos

 

 

A Cadeia Pública de Castro, localizada na Diretoria Regional de Ponta Grossa, foi palco de um projeto pioneiro que promoveu, pela primeira vez, a participação de pessoas privadas de liberdade em uma eleição. Ao todo, 21 detentos, que estão em regime provisório, estavam aptos a votar, exercendo seus direitos civis em meio ao cumprimento de suas penas.

PRESOVOTO2. “Essa eleição representa um marco importante para a garantia de direitos, mostrando que, mesmo privados de liberdade, os presos provisórios mantêm sua cidadania e podem participar ativamente da sociedade”, afirmou o gestor da Cadeia Pública de Castro, Elerson de Lima.

O diretor regional da Polícia Penal, William Ribas, também destacou a importância do projeto: “Acreditamos que ações como esta contribuem não só para o fortalecimento dos direitos humanos, mas também para o processo de ressocialização. O exercício do voto ajuda a fomentar uma consciência de responsabilidade social.”

Essa ação inédita reforça o papel do sistema prisional no Paraná em promover iniciativas que visam à reintegração dos presos na sociedade, alinhando-se às políticas de humanização das penitenciárias. A expectativa é que esse modelo seja ampliado para outras unidades da região.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI