Destaque Ponta Grossa

Ponta Grossa integra cidades aptas a receber infraestrutura de 5G

WhatsApp-Image-2023-03-22-at-16.53.54-768x512 Boca no Trombone
A decisão começa a valer a partir de segunda-feira (27)

Ponta Grossa está entre as cidades que tiveram autorizada a instalação de infraestrutura para o 5G. A decisão – que começa a valer a partir de segunda-feira (27) – possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades.

A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) integra o grupo.

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

“Ponta Grossa é destaque quando falamos de tecnologia. Nos preparamos para poder oferecer o sinal 5G, sempre com o objetivo de promover a inclusão digital”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, reforça que a tecnologia do 5 G vai muito além de ter conexões mais rápidas, confiáveis e seguras. “A mesma trará mais agilidade à prestação de serviços, a processos de fabricação, assim como a adoção de tecnologias autônomas. Também poderá contornar dificuldades relacionadas a processos burocráticos ou morosos, que muitas vezes encarecem e podem diminuir a qualidade do serviço final oferecido. Estamos construindo uma cidade inteligente e a utilização desta tecnologia vem somar para tornar nossa cidade mais eficiente e sustentável”, analisa.

Segundo as informações divulgadas pelo Gaispi, as autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas. A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida