Ponta Grossa

Ponta Grossa intensifica políticas públicas para população em situação de rua

morador de rua Boca no Trombone morador de rua
reprodução
A administração municipal está discutindo, neste momento, formas de intensificar os trabalhos já realizados por cada pasta

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Fundação de Assistência Social (FASPG), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, promoveu um encontro intersetorial para definir ações mais eficazes no atendimento à população em situação de rua na cidade.

A administração municipal está discutindo, neste momento, formas de intensificar os trabalhos já realizados por cada pasta, com foco em um atendimento ordenado, respeitoso e dentro da legalidade. As ações visam reduzir o número de pessoas em situação de rua, com estratégias articuladas entre os diversos órgãos municipais.

“Uma das medidas será a intensificação do trabalho de abordagem social, com foco no convencimento e encaminhamento voluntário dessas pessoas aos serviços oferecidos pelo Município, como o Centro POP e o Albergue Municipal. Entidades parceiras também devem reforçar o acolhimento, principalmente nestes dias de frio”, disse a presidente da FASPG, Tatyana Belo.

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, comprometeu-se a intensificar o combate ao tráfico de drogas, inclusive o microtráfico, uma vez que muitos dos atendidos enfrentam situações de dependência química. “Nosso efetivo estará nas ruas, atuando de maneira a coibir o tráfico de entorpecentes, que é um estímulo à pessoa nessa situação vulnerável”, comenta o comandante da Guarda Municipal, Alessandro de Macedo.

Neste mesmo contexto, a Fundação Municipal de Saúde atuará por meio do Consultório na Rua, que oferece atendimento especializado a pessoas com dependência de álcool e outras drogas, além de transtornos mentais. De acordo com a presidente da FMS, Liliam Brandalise, além do trabalho já realizado, também é oferecido à pessoa em situação de rua o tratamento adequado para dependência de álcool ou drogas, bem como para transtornos mentais. “Porém, estamos estudando a parceria com instituições para ampliar as vagas de internamento para essas situações, sendo mais um apoio para que essas pessoas saiam definitivamente das ruas. Ninguém está na rua porque quer, por isso trabalharemos para reduzir essa população por meio do atendimento de saúde”, destaca.

“Estamos sistematizando as possibilidades de ação de cada secretaria para elaborar um programa que estabeleça o fluxo correto entre os órgãos, permitindo um atendimento mais rápido e eficaz. Temos consciência de que esta é uma realidade enfrentada por diversas cidades, mas estamos tratando o tema com prioridade, buscando oferecer oportunidades reais de mudança e qualidade de vida para essas pessoas, o que, consequentemente, reflete em benefícios para toda a sociedade”, afirma Edgar Hampf, secretário municipal de Projetos Estratégicos.

Leia também Saúde em Ponta Grossa recebe R$ 4,5 milhões para atenção especializada

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Vídeo mostra momento da agressão do repórter Sassá Vídeo mostra decolagem do balão que caiu em Praia Grande 📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES