Política Ponta Grossa

Ponta Grossa perde disputa para implantação da nova ESA. Confira o vídeo!

Em um vídeo, publicado no Facebook, na tarde desta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro será em Recife, no estado de Pernambuco. Com isso, Ponta Grossa, que estava sendo cotada para sediar a escola, perdeu a disputa. Ao qual, também concorria a cidade de Santa Maria, localizada no Rio Grande do Sul. 

Confira o vídeo do pronunciamento do presidente, em que ele divulga a escolha do Alto Comando do Exército e ainda agradece Ponta Grossa por disponibilizar o espaço.

[youtube=https://youtu.be/-S6vW8D6Z-M]

Relembre a disputa

Cotada para sediar a Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro, a cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, reúne uma série de requisitos que a capacitam para abrigar a estrutura. O empreendimento deve receber investimentos de R$ 1,2 bilhão e reunir um contingente de militares que pode chegar a 10 mil pessoas, entre alunos, instrutores, familiares e todo o pessoal necessário para fazer a escola funcionar. Além de Ponta Grossa, também disputam a implantação da unidade as cidades de Recife (PE) e Santa Maria (RS). 

A infraestrutura e a localização de Ponta Grossa são pontos que se somam a seu favor. Quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas, é a cidade de maior porte mais próxima da Capital. Fica a 108 quilômetros de Curitiba, a cerca de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilômetros do Porto de Paranaguá.

Mais que isso, é um verdadeiro ramal logístico, com um entroncamento rodoviário que permite acesso fácil às demais regiões paranaenses e aos estados vizinhos. É cortada pela BR-376, a Rodovia do Café, que faz a ligação do porto e da Capital com o Norte e Noroeste do Paraná, além de estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também tem o escoamento facilitado para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até Brasília.  

“O município tem muito a ganhar com a ESA. Ponta Grossa está preparada para receber esses alunos e seus familiares com conforto e segurança e, num futuro próximo, usará toda essa repaginação da área para atrair novos investimentos industriais e comerciais, elevando, ainda mais, as conquistas sociais”, arremata a prefeita Elizabeth Schmidt.


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone