Ponta Grossa se destacou no ranking estadual de saldo de empregos em 2024, consolidando um crescimento significativo em relação a 2023. A cidade, que em 2023 havia registrado um saldo de 3.838 empregos, alcançou 7.146 empregos em 2024, quase dobrando o desempenho do ano anterior, marcando um crescimento de 86%.
No contexto estadual, Ponta Grossa melhorou sua posição, destacando-se como uma das cidades com maior saldo de empregos no Paraná. O desempenho ficou atrás apenas de grandes centros como Curitiba, Londrina e Maringá, mas reforçou a relevância econômica da região para o estado.
O avanço no saldo de empregos em Ponta Grossa também foi impulsionado pelo desempenho de setores estratégicos. Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo foram os de Serviços, que cresceu de 2.259 empregos em 2023 para 3.486 em 2024, um aumento de 54%; Indústria que registrou um salto expressivo, de 586 para 1.189 empregos, mais que dobrando seu saldo; Comércio, passando de 661 para 1.236 empregos, um aumento de 87%; Construção Civil, com um saldo de 1.119 empregos em 2024, o setor cresceu de forma significativa em relação aos 265 empregos registrados em 2023. e o setor Agropecuário, embora menor em volume, o setor passou de 65 para 116 empregos, um crescimento de 78%.
Leia mais: Veja como obter o Cartão Isento para idoso e PCD no transporte público de Ponta Grossa
Segundo Faynara Merege, secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, um dos fatores importantes para que os índices de emprego aumentassem, se dá pela confiança do empresariado na gestão do Município, que fez com que as empresas aumentassem os seus investimentos em suas plantas produtivas, gerando ampliação de seus processos de produção, necessitando uma quantidade cada vez maior de mão de obra.
“Vale destacar que a criação de postos de trabalho em um determinado setor econômico, gera grande impacto positivo em outros setores. Movimentando a economia do município como um todo. Aumentando a autoestima do trabalhador e trazendo uma felicidade maior para os lares, pois poderão ter uma condição maior de realizar o sustento de suas famílias”, disse a secretária.