Ponta Grossa sedia Assembleia dos Bispos do Paraná durante centenário da Diocese
A Assembleia dos Bispos do Paraná está sendo realizada em Ponta Grossa entre os dias 9 e 11 de março, reunindo arcebispos e bispos das 18 arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorre no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA) e marca também […]

A Assembleia dos Bispos do Paraná está sendo realizada em Ponta Grossa entre os dias 9 e 11 de março, reunindo arcebispos e bispos das 18 arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorre no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA) e marca também um momento especial dentro das celebrações do centenário da Diocese de Ponta Grossa.
Últimas de Ponta Grossa e região
A programação teve início na noite de segunda-feira (9), com a celebração da Eucaristia. Ao longo da terça-feira (10) e da manhã desta quarta-feira (11), os bispos participam de momentos de oração, convivência fraterna e reflexão sobre temas pastorais que orientam a missão da Igreja Católica no Paraná.
Além do episcopado das dioceses paranaenses, também participam da assembleia os bispos da metropolia e da eparquia ucranianas, o administrador diocesano de União da Vitória, padre Antônio Carlos Rodrigues, o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva, e o secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Bazinski.
TEMAS PASTORAIS E PLANEJAMENTO DA IGREJA NO PARANÁ
Entre os principais assuntos discutidos durante a Assembleia dos Bispos do Paraná estão a implementação do Sínodo da Sinodalidade nas dioceses do Estado, o acompanhamento das pastorais e movimentos e a preparação da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que está prevista para acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, em Guarapuava.
Outro tema abordado é a Missão São Paulo VI, iniciativa mantida pela Igreja no Paraná desde 2014 na Guiné-Bissau, na África, além da organização de eventos importantes da Igreja no continente.
Também fazem parte das discussões o discernimento pastoral diante do atual cenário eleitoral, a preparação do 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), que será realizado em Curitiba em 2029, e o planejamento do 9º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Paraná, previsto para acontecer entre os dias 30 de abril e 3 de maio, na capital paranaense.
ASSEMBLEIA MARCA CENTENÁRIO DA DIOCESE DE PONTA GROSSA
A realização da Assembleia dos Bispos do Paraná em Ponta Grossa ganha ainda mais significado por ocorrer no ano em que a Diocese celebra 100 anos de criação.
Segundo o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, o encontro fortalece a comunhão entre os líderes da Igreja no Estado.
Ele destacou que o evento reúne momentos de reflexão pastoral, partilha de experiências e oração, além de contribuir para a preparação da próxima assembleia do episcopado brasileiro, marcada para o mês de abril.
O bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, ressaltou que receber os bispos durante o ano jubilar é motivo de alegria para a Igreja local.
De acordo com ele, o encontro permite que os pastores da Igreja no Paraná reflitam juntos sobre os caminhos da evangelização e fortaleçam a missão pastoral nas diferentes regiões do Estado.
MUDANÇAS EM PASTORAIS E ORGANISMOS DA IGREJA
Durante a assembleia também foram definidas novas nomeações para o acompanhamento de pastorais e organismos do Regional Sul 2.
Dom Adenis Roberto de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, foi nomeado bispo referencial para a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR). Já Dom Celso Antonio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, assumirá a referência da Pastoral da Ecologia Integral.
Outra mudança definida durante o encontro é a nomeação de Dom Marcos José dos Santos, bispo de Cornélio Procópio, como bispo referencial para a Pastoral do Surdo.
As decisões fazem parte do processo de organização pastoral da Igreja no Paraná, que busca fortalecer a missão evangelizadora nas dioceses do Estado.
Veja mais
Projeto leva contos clássicos dos Irmãos Grimm aos palcos de Ponta Grossa























