SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Ponta Grossa sedia Assembleia dos Bispos do Paraná durante centenário da Diocese

A Assembleia dos Bispos do Paraná está sendo realizada em Ponta Grossa entre os dias 9 e 11 de março, reunindo arcebispos e bispos das 18 arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorre no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA) e marca também […]

Ponta Grossa sedia Assembleia dos Bispos do Paraná durante centenário da Diocese
Foto: Divulgação
Publicidade

A Assembleia dos Bispos do Paraná está sendo realizada em Ponta Grossa entre os dias 9 e 11 de março, reunindo arcebispos e bispos das 18 arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorre no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA) e marca também um momento especial dentro das celebrações do centenário da Diocese de Ponta Grossa.

Últimas de Ponta Grossa e região

A programação teve início na noite de segunda-feira (9), com a celebração da Eucaristia. Ao longo da terça-feira (10) e da manhã desta quarta-feira (11), os bispos participam de momentos de oração, convivência fraterna e reflexão sobre temas pastorais que orientam a missão da Igreja Católica no Paraná.

Além do episcopado das dioceses paranaenses, também participam da assembleia os bispos da metropolia e da eparquia ucranianas, o administrador diocesano de União da Vitória, padre Antônio Carlos Rodrigues, o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva, e o secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Bazinski.

TEMAS PASTORAIS E PLANEJAMENTO DA IGREJA NO PARANÁ

Entre os principais assuntos discutidos durante a Assembleia dos Bispos do Paraná estão a implementação do Sínodo da Sinodalidade nas dioceses do Estado, o acompanhamento das pastorais e movimentos e a preparação da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que está prevista para acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, em Guarapuava.

Outro tema abordado é a Missão São Paulo VI, iniciativa mantida pela Igreja no Paraná desde 2014 na Guiné-Bissau, na África, além da organização de eventos importantes da Igreja no continente.

Também fazem parte das discussões o discernimento pastoral diante do atual cenário eleitoral, a preparação do 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), que será realizado em Curitiba em 2029, e o planejamento do 9º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Paraná, previsto para acontecer entre os dias 30 de abril e 3 de maio, na capital paranaense.

ASSEMBLEIA MARCA CENTENÁRIO DA DIOCESE DE PONTA GROSSA

A realização da Assembleia dos Bispos do Paraná em Ponta Grossa ganha ainda mais significado por ocorrer no ano em que a Diocese celebra 100 anos de criação.

Segundo o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, o encontro fortalece a comunhão entre os líderes da Igreja no Estado.

Ele destacou que o evento reúne momentos de reflexão pastoral, partilha de experiências e oração, além de contribuir para a preparação da próxima assembleia do episcopado brasileiro, marcada para o mês de abril.

O bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, ressaltou que receber os bispos durante o ano jubilar é motivo de alegria para a Igreja local.

De acordo com ele, o encontro permite que os pastores da Igreja no Paraná reflitam juntos sobre os caminhos da evangelização e fortaleçam a missão pastoral nas diferentes regiões do Estado.

MUDANÇAS EM PASTORAIS E ORGANISMOS DA IGREJA

Durante a assembleia também foram definidas novas nomeações para o acompanhamento de pastorais e organismos do Regional Sul 2.

Dom Adenis Roberto de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, foi nomeado bispo referencial para a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR). Já Dom Celso Antonio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, assumirá a referência da Pastoral da Ecologia Integral.

Outra mudança definida durante o encontro é a nomeação de Dom Marcos José dos Santos, bispo de Cornélio Procópio, como bispo referencial para a Pastoral do Surdo.

As decisões fazem parte do processo de organização pastoral da Igreja no Paraná, que busca fortalecer a missão evangelizadora nas dioceses do Estado.

Veja mais

Projeto leva contos clássicos dos Irmãos Grimm aos palcos de Ponta Grossa

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →