A Semana Nacional do Trânsito se encerrou na última quarta-feira (25) e com ela, o Portal Boca no Trombone levanta um dado contundente. Ponta Grossa registra uma média de quase três colisões entre veículos por dia em 2024. Os dados foram obtidos pelo SYSBM Imprensa, do Corpo de Bombeiros.
Em números totais, são 755 ocorrências de colisão no trânsito no município neste ano, entre carros, motos, caminhões e caminhonetes. Vale destacar que nem todas as ocorrências são registradas: o acidente na noite de ontem (25) entre um carro e uma moto na Nova Ponta Grossa, por exemplo, não consta na plataforma dos Bombeiros. Isso porque eles não estiveram na ocorrência.
Em dados mensais, junho foi o mês com mais acidentes (113). Embora ainda não tenha terminado, setembro* já registra queda considerável em relação a agosto e outros meses. Confira o gráfico abaixo:
Óbitos
Ponta Grossa registra 16 mortes em acidentes por colisão entre veículos em 2024. O número dobrou nos últimos dois anos e triplicou desde 2020. Veja o gráfico a seguir com série histórica:
Nos dois casos mais recentes, um indivíduo de 37 anos morreu em uma batida entre um carro e um caminhão na PR-151, em 11 de setembro; no segundo caso, um homem de 33 anos veio a óbito em uma colisão entre caminhão e uma moto na avenida Presidente Kennedy, um dia depois.
Análise
O Portal Boca no Trombone procurou o Superintendente de Trânsito de Ponta Grossa, João Rodrigo, para questionar as causas dessas estatísticas. “É evidente que o fator humano é primordial, porque todos os acidentes ocorrem devido à imprudência, imperícia e negligência. E todos esses estão relacionados diretamente com a questão do condutor”, aponta.
João Rodrigo reforça que é necessário a conscientização dos motoristas no município. “O comportamento delas influencia na vida das demais pessoas. Se avançar o sinal vermelho, é óbvio que ela vai causar risco não só para ela, mas para as outras pessoas que estão ali”, encerra.
Leia mais: Carro e caminhão colidem de frente em bairro de Ponta Grossa
Comentar