Categorias: DestaqueEconomia

Ponta-grossenses optaram por usar 13º salário para pagar dívidas ou comprar menos, diz Sindilojas

No final de 2023, uma pesquisa do Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, mostrou que quatro em cada 10 brasileiros pretendiam usar o décimo terceiro salário para renegociar dívidas e não para as tão famosas compras de final de ano. Situação que ocorreu, também, em Ponta Grossa.

Onde as vendas de final de ano foram boas, mas poderiam ter sido melhore, como explica José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas Ponta Grossa e Região. O Sindicato conversou individualmente com alguns empresários e foi possível concluir que o movimento foi bom.

“Mas claro, poderia ser melhor, porém sabemos que o cenário econômico ainda não é favorável para isso, visto o alto endividamento das famílias que, diante disso, optaram por comprar menos ou usar o 13º salário para pagar dívidas“, disse Carlos Loureiro.

O motivo mais popular para uso do dinheiro, apontado pelos entrevistados, é quitar dívidas (40%), seguido pelo pagamento de contas básicas (24%) e pelos gastos de início de ano (16%), como Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Leia mais: Prefeita Elizabeth determina corte imediato de viagens e diárias

Segundo o presidente do Sindilojas, o fim de ano, especialmente a semana do Natal, é o período de maior movimento do comércio, por isso é tão importante. “Pensando nisso, quando estamos formulando nossa Convenção Coletiva de Trabalho nós já definimos os dias de atendimento até mais tarde, porque sabemos desse movimento e que mais tempo para compras ajuda todos. E um feito importante em 2023, foi o comércio de rua abrir todos os domingos em dezembro, o que também ajudou o setor a vender mais e aumentar o ticket médio“.

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade