Pré-candidatos a governador participam de sabatina durante Marcha dos Legislativos
A dinâmica teve a participação dos diretores da Escola Paranaense de Direito, Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, com o objetivo de simular etapas do processo eleitoral

A União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), em parceria com a DATALEGIS, realizou a primeira sabatina com pré-candidatos ao Governo do Estado do Paraná para as eleições de 2026. A atividade fez parte da programação da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reuniu representantes do poder público de diversas regiões do Estado.
Participaram do encontro os pré-candidatos Requião Filho, Luiz França, Sandro Alex e Rafael Greca, que apresentaram suas ideias, propostas e visões para o futuro do Paraná. A sabatina contou com a presença de vereadores, presidentes de câmaras municipais, assessores parlamentares, procuradores, diretores legislativos, servidores públicos e lideranças políticas.
O senador Sergio Moro também foi convidado para participar da programação, mas não esteve presente devido a compromissos de agenda.
DEBATE SOBRE ELEIÇÕES DE 2026
Além da apresentação dos pré-candidatos, o evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, e do ex-desembargador José Rodrigo Sade.
Eles participaram de uma palestra seguida de debate com representantes dos legislativos municipais, abordando temas como segurança do processo eleitoral, transparência, legislação eleitoral e as normas relacionadas às eleições de 2026.
A programação também contou com o “Jogo das Eleições”, uma atividade prática conduzida pela Escola Paranaense de Direito em parceria com a UVEPAR, Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), OAB, Instituto Mais Cidadania e TRE-PR.
A dinâmica teve a participação dos diretores da Escola Paranaense de Direito, Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, com o objetivo de simular etapas do processo eleitoral e aproximar os participantes do funcionamento do sistema democrático.
CAPACITAÇÃO PARA LEGISLATIVOS MUNICIPAIS
A 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses também contou com palestras e capacitações voltadas para gestão pública, controle interno, fiscalização das contas públicas, qualidade legislativa, atualização do processo legislativo e os desafios para o próximo período eleitoral.
O encontro reuniu instituições como TRE-PR, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Escola do Legislativo da ALEP, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba, Escola Paranaense de Direito, OAB, Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e DATALEGIS.
DIÁLOGO ENTRE MUNICÍPIOS E LIDERANÇAS
Segundo a presidente da UVEPAR, Fatima Castro, a realização da sabatina fortalece o papel institucional da entidade e aproxima os legislativos municipais dos debates sobre o futuro do Paraná.
“Nosso objetivo é fortalecer o Legislativo Municipal e garantir que os vereadores tenham acesso direto às propostas daqueles que se colocam à disposição para conduzir o Paraná. É um espaço de diálogo institucional, qualificação e responsabilidade pública”, afirmou.
A UVEPAR e a DATALEGIS destacaram ainda a participação dos vereadores, servidores públicos, autoridades, palestrantes e instituições parceiras na realização da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses. (Com assessoria)
Leia também Recurso de R$ 100 mil vai ampliar ações para pessoas idosas em Ponta Grossa























