A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) terá representantes na 25º Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que iniciou nesta segunda (20) e seguirá até quinta-feira (23).
Um dos representantes é o prefeito Irani José Barros (PSDB), de Arapoti. Em contato com o portal BNT, o político comentou sobre a importância de participar do evento. “Nós sempre participamos da Marcha e viemos para mostrar forças para atingir nossos objetivos como prefeitos”, disse.
Dentre as principais bandeiras defendidas por Irani e os prefeitos participantes está a desoneração da folha salarial, que substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento por um percentual do faturamento, e a PEC dos precatórios, que reajusta as contas públicas e abre espaços para investimentos. “É fundamental participarmos das discussões sobre temas de abrangência nacional”.
Além disso, Irani também destaca visitas à deputados federais em busca de recursos para Arapoti, como as emendas para a construção de uma ‘super-creche’, no valor de R$5 milhões, e uma escola de tempo integral, onde R$9 milhões serão investidos. As obras são oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A marcha
De acordo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), mais de 150 prefeitos de todas as regiões do estado devem participar da mobilização. O encontro também contará com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Ao longo dos quatro dias de evento, a programação da Marcha inclui debates sobre Pacto Federativo; impacto dos programas federais para os municípios; Reforma Tributária; enfrentamento das mudanças climáticas, entre outros tópicos. Também ocorrerão diálogos junto ao movimento ‘Mulheres Municipalistas’, reuniões de bancadas estaduais e participações de representantes do Governo Federal.
Participação regional
Além de Irani, o prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt, também está em Brasília. “É uma excelente oportunidade para todos os municípios. A marcha nos garante representatividade, assim como a AMCG, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Confederação Nacional dos Municípios. Entre os principais temas, esperamos acompanhar os debates acerca da desoneração, visto que é algo que afeta diretamente os municípios, em especial os de menor porte como Ventania”, avaliou.
Leia também: Conmebol adota ‘cartão rosa’ em partidas da Copa América. Saiba como funcionará