O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, destacou a preocupação com as recentes demissões na BrasPine e os impactos do chamado tarifaço na economia da cidade e da região dos Campos Gerais. Em entrevista, ele confirmou que lideranças locais irão a Brasília para uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, buscando alternativas para minimizar os efeitos da crise.
Demissões da BrasPine afetam Jaguariaíva e região
A BrasPine é considerada uma das principais indústrias madeireiras da região. Sloboda ressaltou que o anúncio das demissões já traz reflexos diretos para o comércio e para a arrecadação dos municípios.
“É uma situação bem complicada para nós aqui, né? BrasPine é uma empresa referência aqui na nossa região. E assim é uma notícia muito triste, né? Para nosso município, para a região toda, para a Comborba também. Que eles têm mais uma unidade lá. E na semana passada começaram as demissões, né?”, afirmou o prefeito.
Ele ainda destacou a queda do movimento econômico: “Está afetando questão da arrecadação também, movimento de comércio que está caindo muito. Então é uma situação bem crítica, né, que os municípios aqui da região estão passando.”
Reunião em Brasília com Geraldo Alckmin
Segundo o prefeito, 15 prefeitos da região, incluindo representantes de Ponta Grossa e de cidades vizinhas, estarão em Brasília para expor os problemas.
“Amanhã nós temos uma audiência com o ministro do Comércio, né, do Brasil, vice-presidente da República, o Geraldo Alckmin, para falar sobre a situação dos municípios”, explicou.
Conheça nosso canal do Youtube aqui.
Sloboda reforçou que a comitiva vai apresentar dados concretos: “Está uma discussão entre governo do Brasil e governo dos Estados Unidos na questão do tarifário. E às vezes eles não estão sabendo o que os municípios estão começando a passar agora dessa dificuldade. A gente espera que o governo federal tenha sensibilidade de perceber que essa guerra comercial vai afetar diretamente as pessoas e vai causar muitos danos para nós.”
Impacto do tarifaço preocupa lideranças locais
O chamado tarifaço, resultado da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos, já provoca reflexos nas cidades dos Campos Gerais. Para Sloboda, além do desemprego, a redução da arrecadação municipal e a retração do comércio geram efeito em cadeia, ampliando a crise.
Leia também: Grito dos Excluídos mobiliza movimentos em Ponta Grossa
“Questão do desemprego, questão, igual eu falei que era da arrecadação, diminuição do movimento do comércio, que tava acarretando também mais desemprego, mais queda da arrecadação, mostrar pro governo federal a nossa situação”, reforçou o prefeito.
Ações municipais para amenizar a crise
Apesar do cenário difícil, Jaguariaíva tem buscado alternativas para reduzir os impactos sociais e econômicos. Entre as medidas anunciadas, estão construção de barracões industriais, atração de novos investimentos e a realização de um feirão do emprego.
“A gente tá tomando várias providências aí como prefeito, como administração pública, os outros prefeitos da região também. Estamos buscando recolocar esse pessoal que está saindo de uma empresa em outras empresas, buscando amenizar a situação, atração de novas empresas, construindo barracões industriais. Agora no sábado, nós temos um feirão do emprego”, declarou Sloboda.



Add Comment