Prefeito detalha projeto para área da ferrovia em Jaguariaíva
Prefeito Juca Sloboda detalha ao BnT planos para transformar área da ferrovia em Jaguariaíva em avenidas, parques e espaços de lazer

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), concedeu entrevista ao BnT News nesta segunda-feira (25), onde detalhou as ações em andamento para resolver a situação da ferrovia que corta a cidade. Segundo ele, o município busca junto ao Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT e à concessionária Rumo a concessão de uso da área hoje inoperante.
“Essa ferrovia foi construída para a guerra do Paraguai, há muitos e muitos anos. Eu moro em Jaguariaíva há 31 anos e, quando cheguei, ela já não funcionava mais. Hoje, em vez de trazer progresso, ela atrapalha o desenvolvimento, porque corta a cidade de ponta a ponta”, afirmou o prefeito.
O objetivo é transformar os mais de 8 km de extensão e 60 metros de largura do traçado em novas avenidas, espaços de lazer e infraestrutura urbana.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5tPpA42U2u8[/embedyt]
Projetos para urbanização e qualidade de vida
Durante a entrevista, Juca Sloboda destacou que a ideia não é retomar as operações ferroviárias, mas dar nova utilidade à faixa de terra:
“É avenida, é pista de caminhada, é parque linear, é academia da terceira idade, pista de ciclismo e espaços para atividades físicas e de saúde. Para isso que a gente precisa desse espaço.”
Além de atender demandas históricas, como a urbanização da Vila Edil e a regularização de moradores, a prefeitura também espera reduzir custos. Atualmente, o município precisa realizar a manutenção constante da área, como limpeza e roçadas, o que gera despesas adicionais.
Conheça o canal do BNT Online no Youtube
Apoio político e busca por recursos
O prefeito ressaltou que o pleito conta com o apoio do deputado federal Aliel Machado (PV) e que a pauta foi levada em reuniões em Brasília na semana passada. Ele também reforçou que será necessário buscar emendas e convênios para viabilizar as obras:
“Vai ser preciso muito investimento e muitos convênios com o governo estadual e federal. Vamos aproveitar nossos deputados para conseguir recursos através de emendas, para que a gente possa usufruir muito bem desse espaço.”
Outras agendas em Curitiba
Durante a entrevista, o prefeito também revelou que nesta segunda-feira cumpre agenda em Curitiba com a EPR, concessionária que administra trechos de rodovias na região:
“Hoje temos reunião com a EPR para tratar justamente do trecho da rodovia dentro da área urbana da cidade. Desde que o pedágio começou a operar, já estamos recebendo o ISS das rodovias.”
Compromisso com a população
Ao encerrar a conversa, Juca Sloboda agradeceu a oportunidade e reforçou a proximidade com a comunidade:
“A gente está sempre à disposição, andando pela rua, no nosso gabinete, viajando. Qualquer hora estamos prontos para dar informações para nossa população e para vocês aí que são parceiraços nossos. Um abraço, Deus abençoe e boa semana.”
Leia também: Dino manda PF investigar R$ 694 milhões em emendas Pix























