SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Política

Prefeitos representam a região dos Campos Gerais na Marcha em Brasília

Gestores de Ponta Grossa, Jaguariaíva, São João do Triunfo e Ventania participaram de debates sobre gestão, financiamento das cidades e fortalecimento das políticas públicas durante evento em Brasília.

Prefeitos representam a região dos Campos Gerais na Marcha em Brasília
Foto: Divulgação
Publicidade

Prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram nesta semana da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento reuniu milhares de gestores públicos de todo o país para discutir pautas ligadas ao fortalecimento das cidades, gestão pública e melhoria dos serviços prestados à população.

Representando os Campos Gerais, participaram da mobilização a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, o prefeito de São João do Triunfo, Mário Cezar, e o prefeito de Ventania, Zelio Bittencourt, além de vice-prefeitos e outras lideranças.

Com o tema “O Brasil que dá certo nasce nos municípios”, a Marcha promoveu debates sobre saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, arrecadação e equilíbrio fiscal das cidades. A programação também contou com encontros com parlamentares, representantes do Governo Federal e painéis voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios.

Representatividade

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a Marcha representa uma oportunidade importante para que os municípios apresentem suas demandas e defendam pautas essenciais para a população. Segundo ela, os debates realizados durante o evento refletem os desafios enfrentados diariamente pelas administrações municipais nas mais diversas áreas.

“Estive em Brasília junto com prefeitos de todo o Brasil. Nosso maior objetivo é defender os interesses de Ponta Grossa. Essa pauta municipalista discutida aqui vem ao encontro das necessidades da nossa população, que busca vagas nas escolas, atendimento em saúde, infraestrutura, segurança e oportunidades. Também participamos de audiências nos ministérios, secretarias nacionais e reuniões com parlamentares em busca de destravar projetos e garantir novos recursos para o município”, afirmou a prefeita.

O prefeito Juca Sloboda ressaltou que a Marcha fortalece a união dos municípios brasileiros na defesa de pautas comuns e na construção de medidas que garantam mais equilíbrio financeiro às prefeituras. Ele destacou ainda a importância dos debates sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional e propostas que impactam diretamente a gestão municipal.

“São discussões fundamentais para os municípios, principalmente diante do aumento das responsabilidades das prefeituras sem a garantia dos recursos necessários. A CNM tem desempenhado um papel importante na defesa das cidades brasileiras, e a Marcha permite esse diálogo direto sobre temas que afetam a população na ponta. Os municípios ganham muito com esses debates e com a articulação conjunta em Brasília”, declarou o prefeito.

Debate sobre a produção de tabaco

Durante a programação, o prefeito Mário Cezar também participou de um painel promovido pela CNM que debateu a importância da cadeia produtiva do tabaco para o desenvolvimento econômico e social dos municípios produtores. O encontro reuniu gestores públicos, representantes do setor e especialistas.

O debate destacou ainda os desafios enfrentados pelos municípios produtores e a necessidade de fortalecimento de políticas públicas que conciliem desenvolvimento econômico, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar. A participação do prefeito de São João do Triunfo — município que figura entre os maiores produtores de tabaco do país — reforçou a presença dos Campos Gerais nas discussões ligadas ao setor produtivo e ao desenvolvimento regional.

Com informações Assessoria

Leia também: Programa fortalece pequenas empresas lideradas por mulheres em Ponta Grossa

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →