Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Ponta Grossa e o Conselho Municipal de Saúde divulgaram o calendário completo da 13ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 27 de junho. O evento tem como objetivo debater e apresentar propostas para a política pública de saúde no município e será precedido por um cronograma de pré-conferências. A primeira ocorre neste sábado (21), no distrito de Itaiacoca.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
Até o final de maio, serão realizadas 12 pré-conferências para ampliar o acesso e incentivar a participação de moradores de todas as regiões da cidade. Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, a proposta é aproximar o debate da comunidade. “Queremos levar a discussão sobre saúde para mais perto da população, acolhendo as pessoas, debatendo as demandas locais e relacionando essas questões com os eixos temáticos da conferência em nível nacional”, explica.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Os encontros são abertos ao público, e a inscrição será feita no próprio local da pré-conferência, poucos minutos antes do início das atividades. Para participar, é necessário apresentar um documento com foto e preencher o credenciamento disponível na entrada do espaço. Ao final de cada reunião regional, será elaborado um documento com as principais propostas apresentadas pela comunidade, que será encaminhado à Conferência Municipal juntamente com os delegados eleitos em cada localidade.

Primeiro passo para o debate nacional
As propostas discutidas na etapa municipal serão encaminhadas para as fases estaduais e, posteriormente, para a etapa nacional da conferência, prevista para julho de 2027. Nesta edição, a Conferência Nacional terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS — cuidar do povo é cuidar do Brasil”, com a finalidade de orientar investimentos e ações no Sistema Único de Saúde.