Cidades

Prefeitura de Castro entrega mais uma estufa do programa Irrigação e Cultivo Protegido

A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura entregou nesta quarta-feira (23), na localidade Capão Alto, mais uma estufa do Programa Irrigação e Cultivo Protegido desenvolvido pela secretaria para atender pequenos agricultores familiares que entregam alimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com mais esta entrega, são 19 pequenos produtores que cultivam em estufas produtos como tomate, morango, alface, couve-flor, brócolis e repolho. A secretaria oferece assistência técnica visando boas práticas de manejo como a rotação de culturas para evitar o surgimento de insetos praga e doenças de plantas, além de capacitação pelo Senar sobre cultivo protegido, visando otimizar o ouso do equipamento.A contrapartida do produtor para receber a estufa é entregar os produtos para os programas governamentais. O produtor também pode fazer venda direta ao consumidor e supermercados, entre outras opções.

[RELACIONADAS]

Para o produtor Jocemar Machado de Lara, o apoio da prefeitura é fundamental para desenvolver a atividade na pequena propriedade. 

“Agradeço o apoio para dar o ponta pé inicial no cultivo protegido. Sozinho não teria condições de fazer”

 O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira, destacou que o programa é uma alternativa de renda ao pequeno produtor. 

“Temos avançado a cada ano. Para o pequeno produtor, o cultivo protegido traz bons resultados e melhora a sua renda”

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o apoio ao pequeno produtor é fundamental. 

“O pequeno produtor que quer produzir alimento, conta com a parceria e estrutura da prefeitura por meio dos programas desenvolvidos pela secretaria. Estamos muito felizes em entregar hoje mais uma estufa”


Requisitos
Para participar do programa é preciso ser agricultor familiar, estar vinculado à Associação de Pequeno Agricultores; entregar alimentos para os programas do governo há pelo menos um ano; ter Declaração de Aptidão ao Pronaf e documentos da terra. 
Também é feita análise de aptidão dos inscritos por meio de visitas às respectivas propriedades e posterior seleção realizada em reunião da câmara técnica envolvendo representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) com representatividade no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Sindicato Rural de Castro e Centro de Treinamento ao Pecuarista (CTP).   

 

 


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG