A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Superintendência de Habitação em conjunto com a Guarda Municipal, recebeu uma denúncia de ocupação irregular em uma área considerada inapropriada para construção de casas. Ao chegar ao local, constatou-se a presença de diversas residências, tanto de alvenaria quanto em construção, em uma área institucional do município, localizada no Dom Bosco.
Diante da situação, a prefeitura iniciou medidas para regularizar as moradias, uma vez que representam riscos aos moradores. A área não possui protocolo adequado no órgão municipal e não foi autorizada para construção. Além disso, as residências não possuem saneamento básico e algumas sequer possuem ligação elétrica da Copel.
Leia também: Catedral Sant’Ana retoma visitas na cúpula e museu em julho
As famílias que vivem no local são carentes e afirmam não terem tido outra opção senão se instalarem na área de forma precária. Um morador relatou que está no local há aproximadamente seis anos, mas com a regularização da prefeitura, teve que interromper as obras de reforma de sua casa. Ele afirmou estar disposto a pagar impostos para permanecer no local, pois não têm outra opção de moradia.
A prefeitura se comprometeu a oferecer toda a assistência necessária para a realocação das famílias que serão desalojadas. O superintendente de habitação, responsável pela análise da área, confirmou a inadequação para construção e informou que os moradores serão encaminhados ao Aluguel Social. A Administração Municipal planeja agrupar todas as residências em uma vila adequada e segura, considerando a demanda habitacional do local.
Até o momento, apenas uma família foi retirada do local, com a prefeitura arcando com o pagamento do aluguel social por 9 meses. A casa da família que apresenta maior risco pode ser demolida, mas há a possibilidade de ser reconstruída em uma área mais segura, sujeita à análise da prefeitura. O objetivo é garantir condições de moradia adequadas e minimizar os riscos enfrentados pelas famílias.
Confira abaixo mais informações direto do local com o repórter Igor Rugilo: