Destaque Ponta Grossa

Prefeitura de PG autoriza concessão de bolsas de tutoria para profissionais de saúde

PG
Câmara Municipal de Ponta Grossa aprova lei para conceder bolsas de preceptoria/tutoria a profissionais de saúde vinculados ao SUS. Valor mensal é de R$ 800.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, aprovou por unanimidade a Lei nº 14.638, em 1º de junho de 2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder bolsas de preceptoria/tutoria aos profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Fundação Municipal de Saúde.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, beneficiando aqueles que atuam na Estratégia de Saúde da Família e nas Equipes de Atenção Básica. O valor mensal da bolsa será de R$ 800, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 3.510/2019.

Leia também: Morador de PG é premiado no Programa Nota Paraná

A nova lei define que os profissionais que receberão as bolsas serão os preceptores/tutores, responsáveis por orientar, supervisionar e tutorar os residentes da área multiprofissional de saúde coletiva e medicina de família e comunidade.

INSCRIÇÕES

Para ser elegível, é necessário ter vínculo com os programas de residência da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa e cumprir uma carga horária prática mínima de 20 horas semanais nos serviços vinculados. A bolsa será concedida mensalmente.

Os profissionais de saúde interessados podem se candidatar mediante processo seletivo de avaliação e pontuação curricular, realizado entre os servidores públicos da FMS/PG, de mesma área profissional e vinculados com os serviços da FMS/PG.

Os recursos destinados às bolsas de preceptoria/tutoria serão provenientes de repasses específicos do Ministério da Saúde, do Governo Federal. A prestação de contas sobre a aplicação desses recursos será realizada por meio do Relatório de Gestão dos entes federativos.

Em nota, a prefeitura de Ponta Grossa respondeu ao portal Boca no Trombone que as bolsas seguem a política de atenção e valorização do programa de residência.

“A concessão de incentivo financeiro para tutores e preceptores, que participam do desenvolvimento das estratégias pedagógicas e das atividades teóricas e teórico-práticas segue a política central de atenção ao eixo Valorização Ensino-Assistencial dos Programas de Residência do Ministério da Saúde impulsionando a melhoria do atendimento à saúde por meio de equipes mais capacitadas para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz a nota.

PG


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão